Outubro Rosa: Santa Casa de Sobral destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

 

Há sete anos, a professora aposentada Maria Eurenides Fernandes, 78 anos, luta contra o câncer. Ela descobriu um tumor maligno nas mamas durante uma consulta de rotina com o ginecologista e, após o diagnóstico de câncer de mama, passou a ser acompanhada pelo Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

No hospital, a paciente realizou cirurgia para retirada do nódulo, além de sessões de quimioterapia e radioterapia, e atualmente segue em acompanhamento periódico. “Sou muito grata à Santa Casa por ter me acolhido e cuidado tão bem de mim em todo o meu tratamento”, conta. Assim como Maria, mais de mil pacientes são atendidos mensalmente pelo Cacon.

Outubro Rosa

Nesta perspectiva de salvar vidas, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral se une ao movimento mundial do Outubro Rosa para reforçar um lembrete essencial: a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama salvam vidas. A campanha tem como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado, da realização periódica da mamografia e das consultas médicas de rotina.

Reforçando nossa missão de cuidar com ciência e esperança, o médico cirurgião oncológico da Santa Casa de Sobral, Dr. Max Justino, participou de ações de conscientização na sociedade, incluindo uma palestra na Defensoria Pública do Estado do Ceará e uma entrevista em rádio. Na ocasião, o profissional esclareceu dúvidas, compartilhou orientações e reforçou os cuidados e as formas de prevenção do câncer de mama.

“É se conhecendo, é falando sobre a doença que a gente melhora o entendimento. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e, no Brasil, o número de mortes ainda é alto”, destacou. Conforme o especialista, um dos principais desafios ainda é o diagnóstico tardio, quando a doença já se encontra em estágio avançado. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura, podendo ultrapassar 90%”, ressaltou o médico.

A nova orientação do Ministério da Saúde garante que mulheres a partir dos 40 anos tenham acesso à mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando a importância da detecção precoce do câncer de mama. Entre as participantes da palestra esteve Janaína Ferreira, estagiária de Pedagogia na Defensoria Pública, que aos 37 anos descobriu um nódulo benigno na mama. Ela compartilhou sua experiência e destacou a relevância do momento. “Apesar do meu nódulo ser benigno, eu tinha receio. Hoje aprendi muita coisa e saio mais confiante. Toda vez que vem um profissional aqui é muito importante para nós, então agradeço à Santa Casa pela iniciativa”, afirmou.

Entre os fatores de risco para o câncer de mama estão o histórico familiar da doença, menstruação precoce, menopausa tardia, primeira gestação após os 30 anos ou ausência de gravidez, uso prolongado de hormônios, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e obesidade.

Além das ações voltadas ao câncer de mama, a Santa Casa também promoveu momentos de conscientização sobre o câncer do colo do útero, o terceiro mais frequente entre mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A médica ginecologista e obstetra da Santa Casa, Dra. Liana Rocha, ministrou uma palestra para colaboradoras da instituição, indicando que o acompanhamento regular é fundamental para prevenir e tratar precocemente as doenças.

“A principal forma de prevenção do câncer do colo do útero é a vacinação contra o HPV, mas quanto mais a mulher mantém sua rotina de exames e consultas, maiores são as chances de prevenção e, se algo for identificado, de alcançar a cura.”

CACON – Centro de Alta Complexidade em Oncologia

Em Sobral, a Santa Casa de Misericórdia reforça seu compromisso com a saúde da mulher por meio do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), referência no tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer em toda a região Norte do Ceará.

Com uma equipe qualificada e estrutura completa, o CACON oferece atendimento humanizado e integral, sendo o único serviço da região com radioterapia. Além disso, dispõe de consultas especializadas com oncologistas clínicos, leitos exclusivos para internação oncológica e cirurgias de alta complexidade, conduzidas por uma equipe multidisciplinar que trabalha para garantir o melhor resultado terapêutico.

Para ter acesso ao tratamento oncológico na Santa Casa, o paciente deve procurar o Centro de Saúde da Família (CSF) de Sobral ou a Secretaria de Saúde do seu município. Após o cadastro no sistema de regulação, será avaliado por um médico oncologista e, quando necessário, encaminhado ao CACON.

Postar um comentário

0 Comentários