idosos desnutridos, com magreza extrema e feridas expostas; estrutura com vazamentos, mofo, falta de acessibilidade, odor de urina e fezes; excesso de pacientes para poucos funcionários, que não tinham qualificação. Estas foram algumas constatações das equipes de inspeção que visitaram o abrigo clandestino Casa de Repouso São Gabriel, em Fortaleza, entre janeiro e fevereiro deste ano.
O abrigo, localizado no bairro Carlito Pamplona, foi interditado no dia 10 de fevereiro após a Justiça acatar uma ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Conforme a decisão, o local apresentava irregularidades e condições inadequadas para os usuários. Na ocasião, a administração afirmou que as denúncias veiculadas não correspondiam com a realidade atual do abrigo.
Nesta terça-feira (25), durante coletiva de imprensa, o Ministério Público deu detalhes da situação do estabelecimento. Conforme levantamento das autoridades, havia apenas 4 funcionários para atender 66 internos. Cinco idosos foram diagnosticados com tuberculose, e mais de 33 apresentavam sintomas da doença.
Fonte: G1 Ce
0 Comentários