Em meio ao aumento de casos, Fortaleza e Sobral ficam sem vacina contra Covid-19

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Sobral, não existe vacina contra a Covid nos postos de saúde do município, mas já foi feito pedido para envio de imunizantes.

Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, a reposição dos estoques está condicionada ao recebimento de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, informou que aguarda a chegada de 72 mil doses para crianças para fazer a distribuição para os municípios.

Em nota, a A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que estava prevista a chegada de novo lote da vacina contra covid-19 neste sábado, 14, e que a distribuição foi planejada a partir da estimativa populacional da faixa etária indicada a receber a vacina, que são as crianças de 6 (seis) meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

“As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), que define a população alvo a ser vacinada, a partir de bases técnicas e científicas, tais como: evidência epidemiológica, eficácia/segurança da vacina e garantia da sustentabilidade da estratégia de vacinação como uma medida adicional de enfrentamento à determinadas doenças”.

O Ministério da Saúde foi demandado sobre o envio de imunizante contra a Covid-19 para o Ceará. Em nota, a pasta disse que ‘não há desabastecimento de vacinas no Brasil. Em dezembro o Ceará recebeu 44 mil doses de vacinas Covid-19, sendo 15 mil apenas nesta semana. Até o momento foram aplicadas 10.808 doses”.

O Ministério da Saúde afirmou ainda que “realiza mensalmente o envio de vacinas aos estados, que são responsáveis por abastecer os municípios”.

Postar um comentário

0 Comentários