Sobral realiza o dia “D” de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti

 


 

A prefeitura de Sobral em parceria com a Secretária da Saúde, realizou na manhã deste sábado (02), o dia D de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, evento foi realizado no Centro de Saúde da Família, Jurandir Carvalho, no centro da cidade e contou com a presença da vice-governadora do estado do Ceará, Jade Romero.

O cenário das arboviroses em sobral, dentre elas as mais conhecidas, dengue, zika e chikungunya, nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, 129 pessoas foram notificadas, 6 casos confirmados, sendo 01 caso de Chikungunya e 05 casos de Dengue, é o que aponta os dados divulgados no IntegraSus, plataforma de atualização do estado do Ceará, uma provável redução, comparado ao mesmo período do ano passado.

Já em 2023, 1324 pessoas foram notificadas, 179 casos confirmados, sendo 18 casos de Chikungunya e 161 casos de dengue. Nenhum óbito foi registrado.

A Vigilância em Saúde alerta que a participação da população é fundamental no combate e prevenção às arboviroses. Ações simples podem evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar seus potenciais criadouros, como descartar o lixo adequadamente, retirar a água dos pratos de plantas, tampar caixas d'água e qualquer outro reservatório de água, entre outros cuidados.

SEGUE ALGUMAS DICAS DE PREVENÇÃO

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água. Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.

Postar um comentário

0 Comentários