Segundo a Enel Ceará, a gerência operativa Sul, que abrange macrorregiões como Cariri, Centro-Sul, Vale do Jaguaribe, dentre outras, concentra quase 37% do total de registros do ano, com 427 ocorrências. Comparando com o mesmo período de 2021, houve um aumento de mais de 70% no número de acidentes com postes danificados. A gerência operativa de Fortaleza e Metropolitana fechou 2022 como a segunda mais afetada, com 372 ocorrências.
A partir desses dados, a companhia faz um alerta para que a população tenha mais segurança e evite passar por qualquer situação mais grave. Quando acidentes como esses acontecem, a Enel deve ser comunicada de imediato para avaliar a situação da rede, realizar os procedimentos necessários para garantir a segurança da população e para realizar a troca do poste.
Segundo o Gerente de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Ceará, Marcelo Puertas, acidentes com postes danificados representam um risco não somente para o condutor do veículo, como também para transeuntes. “Em caso de abalroamento numa estrutura, cabos podem se romper e cair ao solo ou sobre o automóvel, aumentando o risco de choque elétrico”, avalia. Nesses casos, alguns cuidados devem ser tomados para evitar maiores acidentes. “Não se deve tocar em cabos que estiverem no solo, ficar embaixo de estruturas danificadas, nem tentar realizar o isolamento da área. Caso o poste tenha caído sobre o veículo, recomenda-se que o motorista não saia do carro até a chegada de socorro, salvo em caso de incêndio no local, mantendo sempre distância dos fios”, alerta Puertas.
Para tentar diminuir o impacto dos abalroamentos, a Enel coloca defensas em alguns postes. Isso reduz a possibilidade de o equipamento tombar e ainda reduz o risco para os passageiros do veículo. Em casos de colisão de veículos, o motorista ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos para a troca do equipamento.
Serviço
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

0 Comentários