CEARÁ: Ações de policiais civis e militares resultam na desarticulação de duas quadrilhas

Duas operações realizadas pelas Polícias Civil e Militar culminaram nas capturas de nove pessoas envolvidas em grupos criminosos atuantes em assaltos. Os flagrantes foram efetuados durante essa segunda-feira (30), no município de Pacajus – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) do Estado. Os esquemas policiais foram realizados por policiais civis do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil, da Delegacia Metropolitana de Pacajus e por policiais militares.

DIP

A ação realizada pelos policiais civis do DIP é o resultado de investigações que iniciaram há cerca de uma semana. Os agentes de segurança capturaram quatro pessoas partícipes de uma organização criminosa atuante em roubos em casas lotéricas e outros estabelecimentos da área.

A operação, que desarticulou a quadrilha, ocorreu durante a noite e capturou Marcos Romulo Sousa Gomes (18), que não possuía antecedentes criminais; Brendo Lima Ramos (21), que também não possuía antecedentes criminais; Antônio Wellington Rodrigues Moreno (24), que responde por tráfico de drogas, lesão corporal dolosa e dano; e um adolescente de 17 anos de idade, que possui passagem pela Polícia por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo e homicídio, além de ser investigado por envolvimento em várias mortes.

Eles foram interceptados em uma residência na Rua Luis Silva, no Centro da cidade. Quando foram abordados, estavam com armas em punho e com coletes à prova de balas e se preparavam para mais uma ação delituosa.

Com os suspeitos, a Polícia apreendeu uma pistola calibre 380 com numeração raspada; uma pistola cal. ponto 40 pertencente à PMCE; 42 munições de cal. 380 e ponto 40; um carro Chevrolet Classic de cor prata e placas OSQ 0013; duas motocicletas Honda de cor vermelha e placas OSN 2425 e OSC 2786 – roubada; quatro aparelhos celulares; um carregador de pistola ponto 40; dois coletes balísticos e três capas de uma empresa de segurança; além de aparelhos eletrônicos como televisor, som e partes de computadores.

Eles ainda são suspeitos do assalto cometido em uma casa lotérica situada em Chorozinho, ainda AIS 9. Na ocasião, foram subtraídos mais de R$ 100 mil. Levantamentos policiais indicam que os infratores usavam o dinheiro dos roubos para financiar o tráfico de drogas. As investigações sobre suas atividades ilícitas continuam.

Todos foram levados à Delegacia Metropolitana do Eusébio, responsável pelo plantão da área. Foram autuados em flagrante por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e permitido.

Em conjunto

Outras cinco pessoas foram capturadas por envolvimento em um roubo ocorrido no Centro do município. Após perseguição, o flagrante foi efetuado por policiais da Delegacia Metropolitana de Pacajus e por militares, em Aquiraz, também AIS 9.

Os suspeitos foram identificados como Renato Douglas Franco Pereira (23), conhecido como “Renato aleijado” que responde por homicídio; Iuri Christian Duarte Sombra (22), que responde por roubo, tentativa de roubo de veículo e uso de drogas; Francisco Jeferson Andrade de Sousa (25), conhecido como “Jefim”, que responde por extorsão mediante sequetro e crime contra a paz pública; Willian dos Santos Rodrigues (20), que não possuía antecedentes criminais; e um adolescente de 17 anos de idade. Com eles, os policiais apreenderam dois revólveres cal. 38, sete munições e celulares.

O assalto foi cometido por Iuri, William e o adolescente. Eles levaram da vítima um malote com R$ 5 mil, pertencente a um estabelecimento comercial. O trio foi interceptado em um veículo Gol de cor cinza e placas OIH 4928 – usado no delito. Dentro do carro, a Polícia encontrou a quantia levada. Eles efetuaram disparos contra a composição policial, que revidou e feriu William e o menor de idade. Os dois foram socorridos à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte.

Outros envolvidos

Enquanto os dois infratores recebiam atendimento médico, o celular de Iuri recebeu uma chamada. Na outra linha, Renato Douglas perguntava se “havia dado certo” e informava que iria resgatar os comparsas. Segundo Iuri, os dois se conheceram durante detenção na Casa de Privação Provisória de Liberdade III (CPPL III).

Após o telefonema, um esquema policial foi montado e Renato e Francisco Jeferson foram presos. Eles estavam em outro carro Gol. Renato ainda tentou se desfazer do celular. No aparelho, os agentes de segurança encontraram mensagens direcionadas a Iuri.

Após buscas na casa dos suspeitos, foi encontrada uma motocicleta de placas ORO 6447 com queixa de roubo e placas adulteradas. O veículo que os suspeitos utilizaram no assalto havia sido roubado ainda ontem, em Maracanaú.

O grupo foi levado para a Delegacia Metropolitana, onde os adultos foram autuados por roubo qualificado, associação criminosa e corrupção de menores. O adolescente foi autuado em um Ato Infracional (AI).

Fonte: SSPDS

Postar um comentário

0 Comentários