BRASIL- Governo vai liberar FGTS para vitimas do "tornado" que atingiu Xanxeré (SC)

a boa andar 2
Duas pessoas morreram após um tornado atingir a cidade de Xanxerê, Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (20). O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a passagem dos ventos de velocidade que variavam entre 100 km/h e 330km/h. Cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas e outras 120 feridas – além de 2,6 mil casas destruídas e 200 mil pessoas sem luz na região por conta da derrubada de cinco torres de transmissão de energia.
De acordo com o meteorologista do Inmet Rogério Rezende é praticamente impossível prever tornados desse tipo no Brasil. Ele explicou que por conta da formação repentina – causada por choques de temperatura entre frentes – e por ser pouco comum no Brasil, não há a previsão. “Aqui, diferente dos Estados Unidos, que tem uma área consolidada para esse tipo de evento, não encontramos comumente esses eventos naturais. Apesar disso, nós colocamos um aviso de “Perigo” na última segunda-feira na região, no entanto não estávamos esperando um tornado”, disse.
a boa andar
Uma estação do Inmet em Xanxerê registrou vendos de 84 km/h, no entanto, a estação automática estava longe da área onde o tornado foi registrado.
FGTS…
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, garantiu na manhã desta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas por um tornado no município catarinense de Xanxerê, na região Oeste do Estado. Segundo ele, os procedimentos junto ao fundo terão início nesta quarta-feira, para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído o mais rápido possível.
Assim que soube dos estragos, o ministro, que é catarinense, fez contatos com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, para mobilizar o governo em torno do apoio às famílias.
Fonte: Jornal do Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários