MAL SÚBITO: TERESINA TEM 3 CASAO EM MENOS DE UMA SEMANA; O QUE É E COMO PREVENIR



Pelo menos três casos de mal súbito foram registrados em Teresina entre a quarta (22) e esta segunda-feira (27). As vítimas foram a empresária Rayze Macedo Hosternes, de 34 anos, a médica Maria Gláucia da Costa Veloso, que não teve a idade confirmada, e a professora Adnaid Rufino, de 52 anos.

Nesta segunda-feira (27), após conversa com profissionais da saúde para reunir informações e dicas de prevenção.

Entenda, nesta reportagem, o que é o mal súbito, quais os sinais de alerta, como tratar, como prevenir e por que pessoas jovens estão sendo cada vez mais afetadas.  O que é mal súbito?

Mal súbito, segundo o médico cardiologista Luiz Bezerra, é uma “síndrome clínica inesperada”, em que o paciente tem uma piora repentina de saúde. Pode ser provocada por “qualquer coisa que leve a um estado de inconsciência, colapso ou alteração importante do estado mental”, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico ou uma hipoglicemia.

“O mal súbito é potencialmente reversível. Quando o evento leva à situação de morte, nós chamamos de morte súbita cardíaca, pois a principal causa é a doença cardíaca, que pode ser o infarto, a arritmia e etc”, explicou.

De acordo com o médico cardiologista Rafael Jung, a principal causa de doença cardíaca em pessoas jovens é genética.  Jung explica que comorbidades como hipertensão e diabetes podem influenciar o bloqueio das artérias coronárias e provocar a interrupção do fluxo sanguíneo.

“Após os 35 anos, a principal causa é a doença coronariana [um tipo específico de doença cardíaca], ela é secundária a comorbidades como hipertensão, diabetes, acúmulo de colesterol e calcificações nas coronárias”, disse.  Quais os sinais de alerta?

Jung cita que dor torácica atípica, tontura, quadros de náusea, mal-estar ou vômitos, e mal-estar durante esforço, além de palpitação, são sinais de alerta que devem ser respeitados.  Fonte: G1/ PI

Postar um comentário

0 Comentários