PMCE deflagra operação especial em áreas críticas do interior do Ceará


A Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciou, nesta quarta-feira (10), a Operação em Áreas Críticas do Interior (OACI), com foco no enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em municípios do interior que registraram aumento ou persistência de homicídios. A iniciativa visa restabelecer a ordem pública e reforçar a presença do Estado em áreas com maior vulnerabilidade e atuação de grupos criminosos.

Coordenada pela Diretoria de Planejamento e Gestão Operacional (DPGO), a operação conta com o emprego de efetivos oriundos do 1º, 3º, 5º e 7º Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM), além de unidades especializadas como o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), o Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE), o Comando de Policiamento Especializado (CPE) e o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC).


As cidades atendidas na primeira fase da operação, que vai de 10 a 15 de julho, incluem 

Taperuaba e Aracatiaçu, (Distritos de Sobral), Groaíras, Cariré, Tianguá, São Benedito, Itapipoca, Itapajé e Santa Quitéria (Lisieux). As equipes atuam realizando ações como patrulhamentos intensificados, barreiras, saturações e abordagens preventivas.

A OACI foi elaborada com base em análises de inteligência e dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), contemplando ainda cenários de agravamento dos índices de CVLI em áreas críticas, de disputas territoriais entre grupos criminosos, ameaças à vida, sabotagens contra provedores de internet e aumento da sensação de insegurança da população.

Além do policiamento ostensivo, a operação contará com a integração entre forças amigas, como Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Guardas Municipais, buscando ampliar a efetividade das ações de segurança pública. O reforço policial é enviado a partir da Capital e atua de forma coordenada com os comandos locais, com estrutura logística específica e apoio operacional nos municípios-sede.

Postar um comentário

0 Comentários