Na manhã desta quinta-feira, 13, o prefeito de Sobral Oscar Rodrigues reuniu secretários e vereadores para apresentar projetos para a gestão 2025-2028 e repassar a realidade orçamentária de Sobral. Foram destacados projetos nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura, arquitetura e meio ambiente. O prefeito anunciou ainda que a cidade terá um novo distrito industrial. “Estamos planejando a cidade de Sobral. Vamos sonhar e realizar Sobral”, ressalta o prefeito.
Para realizar os projetos que a cidade precisa um entrave é a Capacidade de Pagamento (Capag). A secretária de Finanças (Sefin) Soraya Sá apresentou dados do Tesouro Nacional Transparente que mostram que a prefeitura herdou da gestão anterior um índice Capag C em uma proporção de A a D. O índice é utilizado na avaliação de crédito quando estados e municípios desejam contrair novos empréstimos com garantia da União. A metodologia é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. “É uma situação crítica financeiramente nas receitas que foram comprometidas pela gestão anterior. Mas com muita coragem vamos enfrentar essa situação crítica e avançar com nossos projetos para que possamos cumprir com todos os nossos compromissos com a população”, garante o prefeito.
O momento foi ainda de socialização em que os secretários puderam apresentar sua atuação para os vereadores. “É fundamental os secretários estarem integrados entre si porque poderão se ajudar mutuamente, bem como os vereadores precisam conhecer mais de perto os secretários e foram convidados para essa integração. O nosso objetivo é o crescimento de Sobral. Que Sobral possa ter um novo tempo em todos os sentidos”, completa Rodrigues.
*Projetos para Sobral*
A saúde é uma das prioridades. Entre os projetos arquitetônicos apresentados estão a construção do Hospital do Câncer de Sobral com 100 leitos, além de cinco unidades hospitalares com 30 leitos cada. “Nós vamos priorizar a saúde de Sobral dentro do nosso Governo e pretendemos construir o Hospital do Câncer de Sobral para que as pessoas da sede e dos distritos que hoje estão se dirigindo para Fortaleza possam ficar em Sobral acompanhadas por suas famílias”, destaca Rodrigues. Ele lembrou que a Santa Casa está em estado crítico e pode entrar em colapso. Por isso, garantiu que a prefeitura irá seguir apoiando a instituição e reforçou a necessidade de diálogo com os Governos do Estado e Federal e com as demais prefeituras da região Norte para apoiar a instituição.
Outro destaque é o novo distrito industrial. “Nosso compromisso também é com a economia. Nós queremos que os comerciantes e as indústrias de Sobral se desenvolvam porque são os verdadeiros geradores de emprego e renda da nossa cidade. Nós temos muito interesse também em trazer para Sobral novas indústrias, novos comércios. Estaremos de portas abertas para ajudarmos na doação de terrenos, isenção de impostos dentro das possibilidades da prefeitura para que possamos melhorar nossa economia”, ressalta.
Para fortalecer a segurança, está prevista a criação de 16 postos de segurança na guarda municipal nos distritos e 33 bairros na sede, contemplando os bairros de Sobral. “Sobral está em uma situação crítica quanto à segurança e é nosso propósito construirmos postos de vigilância nos distritos e também em todos os bairros de Sobral. Já temos um projeto e vamos atrás de recursos.” Existe ainda a proposta de criação de um centro administrativo para reunir as várias secretarias na sede e centros administrativos nos distritos.
Na área da infraestrutura, está prevista a duplicação da Avenida do Jordão e a Avenida BR/Estrada do Jordão. Há ainda a proposta de uma Avenida do Autódromo. Fortalecendo o turismo de negócios, foi apresentado o projeto de construção de um Hotel Municipal. Na área ambiental, está prevista a edificação de um Jardim Botânico.
0 Comentários