Em 2024, foram registrados 1.397 casos de Covid-19 em crianças de até quatro anos no Ceará, conforme dados da plataforma IntegraSUS.
Atualmente, a vacina disponível para a imunização de pessoas até 12 anos é da farmacêutica Moderna. O esquema completo consiste em duas doses.
“Se a gente trabalhar com o número de crianças que nunca fizeram nenhuma dose de vacina da Covid-19, nós temos em torno de 200 mil”, explica Ana Karine, coordenadora de imunização da Sesa.
O número pode mudar conforme os bebês completam seis meses e ficam aptos para receber a primeira dose.
“Como é uma vacina de rotina, a gente precisa alcançar a meta todos os meses, todos os anos, para que a gente possa ter apenas a vacinação daquelas crianças que estão entrando na faixa etária recomendada”, diz.
Karine orienta que os responsáveis aproveitem o período de férias escolares para atualizar as vacinas do público infantil, que conta com mais de 20 imunizantes de rotina. “A gente precisa enfatizar a importância de manter sempre a vacinação em dia”, ressalta.
Fortaleza tem dois postos com vacinas disponíveis para crianças
As crianças de seis meses até 5 anos incompletos podem ser imunizadas contra a Covid-19, em Fortaleza, nas unidades básicas de saúde Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Rita Lemos, no bairro Parque Santa Rosa.
Os postos estão equipados com os imunizantes recebidos no início de dezembro, quando a Capital recebeu cerca de 1.755 doses da vacina da Moderna. Para o público prioritário acima de 12 anos, a vacina disponível é a Zalika, da fabricante Serum. Ela está distribuída em 19 postos de saúde de Fortaleza.
Ainda em dezembro, conforme Karine, outra remessa de imunizantes para crianças está prevista para ser entregue pelo Ministério da Saúde ao Ceará. A vacina será da fabricante Pfizer e precisará de três doses para completar a proteção contra a doença.
Fonte: O Povo Online
0 Comentários