A coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) através da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), está realizando em todo o estado do Ceará a Operação Ethos que resultou, até então, só no município de Sobral na captura de 20 suspeitos de crimes. A operação continuará até o final de junho.
A ação começou na quinta-feira (13) e os resultados parciais foram divulgados na tarde desse domingo (16). Dezenove suspeitos foram presos por força de mandados de prisão, e um adolescente foi apreendido em flagrante. No primeiro dia, as equipes cumpriram 12 mandados de prisão contra 10 suspeitos na região. Outros dois suspeitos foram presos no mesmo dia, incluindo um indivíduo capturado no bairro Jangurussu, em Fortaleza, por roubo, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.
Na sexta-feira (14), mais dois suspeitos foram presos. Já no sábado (15), seis alvos foram capturados, incluindo um adolescente de 17 anos apreendido em flagrante no bairro Sinhá Sabóia por um ato infracional análogo ao crime de roubo. No domingo (16), outros dois suspeitos foram presos por crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e estupro de vulnerável, totalizando 21 mandados de prisão cumpridos.
Entre os presos, destaca-se um homem de 28 anos com antecedentes por roubo, associação criminosa, corrupção de menores, tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico, e um outro indivíduo de 35 anos com histórico de posse e porte ilegal de arma de fogo, violência doméstica, resistência e lesão corporal.
A Operação Ethos é uma ação integrada e coordenada pela Copol da SSPDS, envolvendo diversos órgãos e unidades de segurança. Participam da operação profissionais das Delegacias Regional e Municipal de Sobral, da Delegacia Municipal de Independência, da Delegacia Metropolitana de Horizonte, do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Comando Tático Rural (Cotar), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Força Tática (FT), do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará, além do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e com o apoio de equipes da Prefeitura Municipal de Sobral.
A operação visa não apenas a captura de criminosos, mas também a prevenção de crimes e a garantia de segurança para a população de Sobral e arredores, refletindo o comprometimento das forças de segurança em combater a criminalidade e promover a paz na região
0 Comentários