Ceará atinge média histórica de chuvas um mês e meio antes do fim da quadra chuvosa



Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme)

Após as últimas chuvas no Ceará, o Estado não só atingiu como ultrapassou a média histórica esperada para o período (609,2 mm), exatamente um mês e meio antes do fim da quadra chuvosa, com acumulado de 613,3 milímetros de chuva até a metade do mês de abril. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados até às 11h30 desta segunda-feira (15).

Na análise dos meses anteriores, fevereiro foi proporcionalmente o mês mais chuvoso do ano no Ceará até agora. O segundo mês do ano registrou uma voluma de 230,6 mm, o que representou um desvio de 90,1%. Já em março, o valor observado ficou dentro da média, com 233,5 mm, com desvio de 13,1% em relação ao que era esperado para o mês.

Nos quinze primeiros dias de abril, o Ceará registrou volume em torno da média, com 149,5 mm observados.

No que diz respeito ao trimestre, na observação entre fevereiro e abril, o Ceará já ultrapassou a média esperada (518,5 mm) para o período observado.

O prognóstico inicial da Funceme divulgado pela Funceme apontava probabilidade de 45% de chuvas abaixo da média no Ceará.

Em abril, o órgão divulgou um novo prognóstico para o trimestre de abril a junho, que indica que o Ceará tem 30% de chances de chuva abaixo do normal, 40%rm torno da média e 30% acima da média.

Via GC MAIS

Postar um comentário

0 Comentários