Apesar da queda no número de mortes, a quantidade de acidentes em geral aumentou 3%: de 31, no Réveillon de 2023, para 32 no deste ano.
Durante a ação, o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) deu a cabo ações preventivas e ostensivas em todo o Ceará, tendo como principal objetivo ampliar a segurança de quem trafegava nas rodovias no período.
Conforme informou a Polícia Militar, as equipes intensificaram as fiscalizações e abordagens, orientando os motoristas e combatendo comportamentos que podem causar acidentes – como consumo de álcool e direção, ultrapassagens perigosas e retornos proibidos.
A corporação informa que aumentou o número de motoristas autuados com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz respeito à direção sob o efeito de álcool ou outra substância. Se em 2023 foram 90 registros de casos do tipo, em 2024 foram 152, em um aumento de 69%.
Houve ainda autuações com base no artigo 306 do CTB, que é quando o condutor está dirigindo com capacidade psicomotora alterada, o que é determinado a partir do teste no aparelho etilômetro (bafômetro), com resultado igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de sangue. Esses casos são caracterizados como crime de trânsito. Foram sete autuações do tipo, enquanto no ano anterior foi apenas um registro.
Fonte: GC Mais
0 Comentários