Vídeos feitos por moradores do local mostram casas sem energia elétrica, e pessoas precisando improvisar iluminação com faróis de carro ou lanternas. Eles reclamaram também do calor, que dificultou o sono, e que comidas estragaram devido à falta de refrigeração.
Uma das moradoras repassou ao g1 prints de diversas ligações feitas por vizinhos dela entre a noite deste domingo e a manhã desta segunda. A Enel, distribuidora de energia elétrica no local, informou que as fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram a área de concessão da companhia, na noite deste domingo, afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes.
O g1 também recebeu reclamação de moradores na Praia do Balbino, em Cascavel, também na Região Metropolitana de Fortaleza. “Desde ontem a noite, estamos sem energia devido a um transformador que estourou e pegou fogo. Já fizemos várias reclamações e nada da Enel vir solucionar . Nossas comidas estão estragando”, reclamou o morador.
Oscilação em Amontada
A oscilação de energia deixou comerciantes e turistas preocupados com a noite de Réveillon em Icaraí de Amontada, vila localizada no município de Amontada, litoral cearense.
À TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, a dona de um estabelecimento que prefere não ser identificada disse que os freezers não estavam gelando e que havia risco de mais prejuízos. Segundo ela, a oscilação começou na noite de sábado (30).
“Muito transtorno porque com a energia oscilando, o risco de queima de eletrodomésticos é bem maior. Corre o risco de eu perder todo o investimento que eu fiz para o feriado. Meu estabelecimento é um bar, então tenho festa. Em todo feriado grande (isso acontece)”, relatou.
Ainda segundo ela, a mesma oscilação de energia a fez perder uma cervejeira ano passado.
Já uma turista que alugou um chalé na região para virar o ano com a família, disse que precisaram dormir na varada, em colchões infláveis, já que o ar-condicionado não estava funcionando.
“Pagando R$ 7.000 para aproveitar o ano novo e infelizmente hoje estamos dormindo em colchão inflável na varanda com as muriçocas”.
Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que técnicos da companhia trabalhavam para normalizar o fornecimento de energia na localidade, realizando a substituição de um transformador que atende à região.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as concessionárias de energia elétrica podem ser responsabilizadas por prejuízos causados pela falta de energia ou descargas elétricas capazes de produzir danos em equipamentos.
O g1 também procurou a prefeitura de Amontada para mais informações, e não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
Fonte: G1 CE
0 Comentários