A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu um homem, de 27 anos, suspeito de descumprir uma medida protetiva contra a própria mãe, de 51 anos. A captura aconteceu nessa segunda-feira (27), na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.
A composição foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS) sobre um conflito familiar, em uma residência no bairro Alto da Expectativa. O suspeito, que tem antecedentes por crimes de violência doméstica e ameaça, teria exigido uma quantia em dinheiro da mãe, que dispõe de uma medida protetiva de urgência contra o homem.
O filho foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por descumprimento à medida protetiva. Ele foi colocado à disposição da Justiça.
Medidas protetivas
De janeiro a outubro deste ano, cerca de 378 indivíduos foram retirados de circulação por desobediência da ordem judicial, o número é 62,2% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 233 casos. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS. Isso mostra o empoderamento das vítimas em denunciar o agressor.
Como solicitar medidas protetivas
Para solicitar uma medida de forma virtual, a vítima precisa acessar o site mulher.policiacivil.ce.gov.br, e deve acessar o sistema utilizando o número do CPF e a senha da conta do gov.br, em seguida deve preencher um formulário eletrônico em que fornece informações de relatos da violência. Após a conclusão do preenchimento, a Polícia Civil recebe e já encaminha ao Poder Judiciário, para que este decida sobre o pedido das medidas.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser feitas ainda via (88) 3677-4282, da Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos.
BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS
0 Comentários