De acordo com Danilo Melo, gestor da área, o local é de difícil acesso. O caminho era feito com o auxílio de facão e mesmo com o desmoronamento de pedras e com árvores tomadas pelas chamas e com as dificuldades, os focos foram controlados.
Danilo relata que houve dificuldade no reabastecimento de bombas costais e quando a água acabou, o incêndio foi controlado com o auxílio de enxadas, foices e ciscadores. “Depois de muita luta os focos foram apagados, embora saibamos que durante o dia, algum deles pode reacender, o que implica em um monitoramento dos mesmos”, disse.
O combate do fogo contou com a ajuda das brigadas voluntárias de Poranga e Ipu, do Corpo de Bombeiros de Ipueiras, representantes da Autarquia Municipal de Ipu e além de algumas autoridades.
Agentes da sede da Unidade de Conservação também prestaram suporte para as ações de combate, além de oferecer material, abrigo, hidratação hídrica e reabastecimento.
“Os seguranças, motorista, jardineiro e serviços gerais, todos se envolveram para combater os os incêndios florestais na UC”, explicou Danilo.
Fonte: O Povo
0 Comentários