Conhecido anteriormente como Cancela, o bairro foi nomeado com o nome Sinhá Sabóia através da Lei N° 134, na gestão do ex prefeito Cesário Barreto no ano de 1966 e comemora 57 anos de nomeação no dia 30 de maio.
O bairro Sinhá Saboia, o mais populoso de Sobral, no próximo dia 30 de maio, fará 57 de sua nomeação. Conhecido como o Grande Sinhá Saboia, por compreender cinco conjuntos habitacionais, Cohab I e II, Jatobá I e II, Santo Antônio e o próprio Sinhá Saboia, sua população é de aproximadamente 35 mil habitantes.
Na gestão do prefeito Cesário Barreto Lima (1963/1967), através da Lei de número 134, de 1966, o então bairro conhecido como Cancela ou Jatobá recebeu o nome de Sinhá Saboia. Cesário Barreto homenageou Maria da Soledade Paula Pessoa, tratado carinhosamente pelo povo de Sinhá Saboia, dona da maioria das terras do bairro.
A homenageada nasceu em Sobral no dia 28 de novembro de 1875 e faleceu em Sobral, a 19 de outubro de 1963 aos 87 anos. Sua filha, Evangelina Saboia, herdou as terras e fez muitas doações ao município para construções importantes como o Cemitério Santa Marta, BNB Clube, Paróquia de Fátima, prédio do INSS dentre outras doações.
De acordo com Giovana Saboya Mont´Alverne, neta da Sinhá Saboia, Cesário Barreto queria homenagear Evangelina Saboia por ter feito doações ao município, mas a herdeira pediu para que ele homenageasse sua mãe que era a dona das terras e já havia falecido. E assim foi feito.
O Grande Sinhá Saboia foi pioneiro em muitos aspectos como, por exemplo, foi o primeiro bairro de Sobral a comemorar seu dia, a ter um jornal e um programa de rádio próprio. O jornal “O Bairro”, fundado em 2006, teve um papel fundamental na divulgação da história do território. Foi através do trabalho jornalístico de pesquisa que o periódico chegou ao documento de nomeação do bairro na Câmara Municipal de Sobral.
A partir do documento, o fundador do jornal, junto com outras lideranças idealizou o aniversário que foi comemorado nos dias 29 e 30 de maio de 2010. O jornal “O Bairro’ em parceria com a Prefeitura levou para a quadra de skate do bairro o “Projeto Diversão” que envolvia todas secretarias da Prefeitura de Sobral. Atividades como futebol, vôlei, jogos de dama e xadrez, brinquedos infláveis, observatório do Museu do Eclipse, tenda da Teia Digital, tenda da saúde com aferição de pressão arterial e glicose dentre outras.
Além das atividades citadas ainda teve apresentações culturais como dança de hap, hip e hop, contação de história com a professora Valdelice, apresentação de Karatê, apresentação do Grupo Legião Brasileira de Capoeira, peça teatral com os alunos da Escola Paulo Aragão e a apresentação do grupo de quadrilha junina “Arraiá Asa Branca”.
É uma pena que a gestão municipal não valorize e nem dê importância a uma data tão grande para a cultura de um povo. Em 2011 lideranças comunitárias procuraram a Prefeitura para viabilizar o aniversário do bairro, mas foi negado e até hoje nada mais foi feito pelo poder público municipal para lembrar o aniversário do bairro.
(Sistema Paraíso)
0 Comentários