O projeto que iniciou no mês de fevereiro e está sendo gerenciado pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) visa aproximar, com o uso da telemedicina, o médico intensivista e toda a equipe multidisciplinar do Moinhos de Vento dos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da Santa Casa. Os quadros clínicos dos pacientes são apresentados em “tele-rounds” diários (visitas médicas por meio da telemedicina), de segunda a sexta-feira, com discussão de casos clínicos entre os especialistas das duas instituições. A tecnologia utiliza um cart (carrinho de telemedicina) com computador, sistema de áudio e câmera de alta definição para a troca de informações entre os profissionais.
O médico pediatra, coordenador da UTI Pediátrica da Santa Casa, Domingos de Barros Melo Neto afirma que este é um projeto que veio para promover mudanças. “Quando se trabalha com protocolos, rotinas e equipe multiprofissional, a evolução dos pacientes e os resultados da unidade são claramente percebidos, isso aumenta o engajamento da equipe e a forma de atuar”, pontuou.
Além de ser uma oportunidade para troca de conhecimentos, melhoria na qualificação dos profissionais e melhoria na assistência ao paciente, os resultados deste trabalho irão proporcionar evidências científicas importantes sobre a telemedicina em UTIPs do SUS e assim apresentar aos profissionais da saúde, população em geral e instituições de saúde o impacto de forma consistente do uso desta tecnologia.
0 Comentários