Projeto Equo Sobral beneficia crianças com autismo e paralisia cerebral



Compartilhe

O projeto funciona no Parque de Exposição da Região Norte do Estado do Ceará em Sobral e atende principalmente crianças com necessidades especiais

O Projeto Equo Sobral vem contribuindo para o desenvolvimento de crianças e jovens portadores de necessidades especiais na cidade de Sobral. Através da equoterapia, o projeto atende crianças e jovens com síndrome, paralisia cerebral e com autismo. A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. – (Conceito da ANDE-BRASIL, 1999. Wikipédia)

O Equo Sobral foi idealizado pela sua administradora, a equoterapeuta, Enajer Coelho, mãe de Antônio Rayelison que tem paralisia cerebral. Em entrevista ao ´Portal Paraíso, a idealizadora do projeto disse que a ideia surgiu da necessidade de sempre buscar melhor qualidade de vida para Rayelison.

“A equoterapia proporcionou para o meu filho uma melhoria a curto prazo e isso fez com que eu expandisse as atividades para outras crianças que precisam na cidade de Sobral e região”, disse a equoterapeuta.

O programa não recebe verba pública, apenas o espaço onde funciona é garantido pelo Prefeitura de Sobral. As verbas vêm de empresas privadas e ajudas particulares de pessoas.

O Portal Paraíso também conversou com Erilândia Brasilino, mãe de Francisco Wellington, autista assistido pelo projeto. Erilândia afirmou que o programa é de grande importância para as crianças com autismo por melhorar a interação social e a coordenação motora do paciente. “Estou muito feliz de participar do projeto porque mudou muita coisa no meu filho e ele está bem melhor,” disse Erilândia.

Já Jéssica Palhano, mãe da Ginger Palhano que também é assistida pelo Equo Sobral disse que sua filha, que tem problema na coordenação motora, não tinha nenhum tipo de terapia. “Depois que ela começou a fazer equoterapia já melhorou muito e começou a se socializar mais. Melhorou nossa qualidade de vida. A importância do projeto é enorme para a vida tanto dos pais quanto para as crianças”, disse Jéssica.

Para ajudar o projeto entrar em contato pela rede social Instagram: @equo_sobral e pelo telefone: 88 999240114.

Postar um comentário

0 Comentários