Após Requerimento do deputado Romeu Aldigueri, “nome de Pinto Martins volta a estampar fachada do Aeroporto de Fortaleza”

 

Homenagem ao piloto cearense havia sido excluída da frente do terminal de passageiros em 2018, por decisão da Fraport

“O nome do nosso aeroporto internacional de Fortaleza sempre foi Pinto Martins e não “Fortaleza Airport”. A nossa língua é a portuguesa e não o inglês. Jamais deveriam ter tirado o nome do aviador camocinense e cearense, autor de um feito heroico”, destacou o Deputado Estadual Romeu Aldigueri.

“Uma luta nossa, desde 2019, na qual requeri através do Requerimento N°: 2382 / 2019 a FRAPORT BRASIL, na pessoa da Sra. Andrea Pal, CEO da Empresa no Pais, pugnando pela recolocação do nome do herói aviador cearense Pinto Martins na fachada do Aeroporto Internacional de Fortaleza”, lembrou o deputado ao noticiar o fato em rede social.

O deputado e líder do governo na Assembleia também é autor do Projeto de Lei 272/2019 que institui um dia para se homenagear, ao nível estadual, o aviador camocinense, Euclides Pinto Martins, como já ocorre em Camocim, desde 2008, no dia 15 de abril, aniversário de nascimento do ilustre camocinense.

Quem foi Pinto Martins?

Euclydes Pinto Martins nasceu em Camocim, no litoral norte do Ceará, e sempre foi um apaixonado pela causa aeronáutica, sendo o pioneiro em um voo sobre o oceano Atlântico, entre Nova York e o Rio de Janeiro, em 1922, a bordo do hidroavião Sampaio Correia.

O percurso era de 5.678 km realizadas em 100 horas, com diversas paradas, incluindo em rios localizados em áreas selvagens da Amazônia e em sua cidade natal. Em 1952, o nome do piloto foi dado ao aeroporto de Fortaleza.

Fonte: Revista Camocim

Postar um comentário

0 Comentários