
Um professor salvou uma uma mulher que estava engasgada na tarde desse domingo (10) na localidade de Iningas, região serrana de Ipueiras. A mulher de nome Antônia de Maria teve a vida salva graças à manobra de Heimlich aplicada pelo Professor Carlos Pereira, pessoa bastante conhecida na região.
O professor que reside em Croatá se encontrava na referida localidade, onde costuma visitar os parentes e amigos, quando presenciou a vítima engasgada com uma bala de mascar.
Imediatamente foi até a mulher que já estava quase perdendo os sentidos e aplicou a manobra de Heimlich, um procedimento eficaz de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho.
A aplicação da técnica na vítima foi crucial para salvar sua vida, pois ela não respirava e poderia evoluir para um quadro grave. Felizmente após o procedimento, a vítima voltou a respirar e ficou estável.
Aprenda como fazer a manobra corretamente
Após se detectar que a pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5 pancadas secas nas costas com a base de uma mão.
Caso isso não seja suficiente, deve-se preparar para aplicar a manobra de Heimlich, que pode ser feita de 3 formas:
1. Na pessoa acordada
Esta é a manobra de Heimlich tradicional, sendo a principal forma de realizar a técnica. O passo-a-passo consiste em:
Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica; Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente; Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um “c” ou uma vírgula com o punho. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax; Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.
Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, em alguns casos, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e acabar desmaiando. Neste caso, deverá ser feita a manobra adaptada para a pessoa desmaiada.
2. Na pessoa desmaiada
Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, e com as vias aéreas obstruídas, a manobra de Heimlich deve ser abandonada e deve-se chamar a ajuda médica imediatamente, iniciando-se de seguida as massagem cardíaca do suporte básico de vida.
Normalmente, a pressão causada pela massagem cardíaca também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência.
3. Na própria pessoa
É possível que uma pessoa se engasgue estando sozinha, e, caso isso aconteça,é possível aplicar a manobra de Heimlich em você mesmo. Neste caso, a manobra deve feita da seguinte forma:
Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica; Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio; Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um “c” ou uma vírgula com o punho.
Repita o movimento quantas vezes for necessário, mas caso não seja efetivo, a manobra deverá ser feita com mais força, utilizando-se o apoio de um objeto firme e estável, que alcance a região da cintura, como uma cadeira ou um balcão. Assim, com as mãos ainda sobre o abdômen, deve-se empurrar o corpo com força contra o objeto.
*** Informações com
Professor Carlos Pereira
0 Comentários