De acordo com Paulo Sérgio Pereira, vice-presidente do Sindipostos Ceará, o consumo de gasolina em carros durante períodos chuvosos é variável à precipitação. “Se a chuva for leve, o volume de água que fica no asfalto não gera resistência significativa aos pneus. Desse modo, o motor não precisa trabalhar mais e não há gasto extra de gasolina. Agora, se o motorista estiver diante de um temporal, a quantidade de água na pista se torna maior, e, como consequência, o motor precisará de mais potência para rodar os pneus, aumentando o consumo de gasolina”, explica.
Além disso, o especialista argumenta que outros fatores podem contribuir para o gasto extra com combustível. “Durante as chuvas, os motoristas tendem a dirigir com ar-condicionado e os limpadores de para-brisa funcionando. Apesar de mínimos, esses equipamentos aumentam a demanda elétrica do carro, ‘roubando’ a potência do motor e consequentemente gastando mais combustível”, pontua Paulo Sérgio.
Por conta desses fatores, as autoridades de trânsito orientam evitar a direção em dias chuvosos. Como nem sempre é possível, o Sindipostos listou dicas para garantir a segurança do carro e ainda diminuir o gasto com combustível.
Escolha rotas com menos áreas alagadas ou espere até a água escoar;
Diminua a velocidade e não troque de marcha enquanto cruza um alagamento;
Faça rodízios entre o uso do ar-condicionado e o limpadores de para-brisa;
E se o motor “morrer”, não dê partida imediatamente.
O Sindipostos ainda ressalta a importância de ter a manutenção do carro em dia. Um veículo bem alinhado e pneus calibrados evitam gastos excessivos com combustível e garante a segurança de motoristas e passageiros em dias chuvosos. Se ouvir barulhos estranhos ou encontrar dificuldades para locomoção, procure a oficina mecânica mais próxima.
0 Comentários