Grendene lança Plataforma Nuar, espaço digital para fomentar debate sobre consumo consciente com consumidores

 

 

Grendene lança Plataforma Nuar, espaço digital para fomentar debate sobre consumo consciente com consumidores

 

Iniciativa marca os 50 anos da Grendene em 2021 e apresenta ao mercado as sandálias Nuar, veganas, 100% recicláveis e feitas de material reciclado e matéria-prima de origem renovável 



 

A Grendene começa 2021 com mais um avanço na estratégia de negócios sustentáveis e apresenta ao mercado a Plataforma Nuar, iniciativa de melhor impacto criada pelo grupo calçadista para discutir consumo consciente com consumidores. A novidade marca os 50 anos de história da Grendene e tangibiliza o trabalho de décadas no campo da inovação e sustentabilidade.

 

Nuar foi a primeira marca de sandálias produzida pela Grendene no final da década de 1970 e agora renasce como plataforma digital para conexão de pessoas, marcas, conteúdos, produtos e serviços. De acordo com Carlos André Carvalho, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Grendene, o objetivo é criar uma rede para dialogar novas formas de consumo. “O novo negócio está conectado ao conceito ‘cradle to cradle’, do berço ao berço”, explica.

 

Na prática, pelo blog e pelo perfil da plataforma Nuar no Instagram, consumidores terão acesso a conteúdos inéditos sobre temas ligados à economia circular, que descomplicam o conceito de melhor impacto e a sua aplicabilidade no dia a dia. A ideia é estimular hábitos mais sustentáveis na vida urbana que tenham o poder de auxiliar no processo de evolução e transformação pessoal.

 

No mesmo espaço, consumidores também terão oportunidade de conhecer a materialização do propósito da plataforma, as novas sandálias Nuar. Além de veganas, 100% recicláveis e com 38% de material reciclado pré-consumo na composição, a nova sandália é produzida com 10% de matéria-prima de fonte renovável, oriunda de óleos vegetais e casca de arroz.

 

A linha é composta por um único produto que irá atender todas as idades e gêneros e o design foi pensado para ser um modelo atemporal, indo contra a lógica tradicional da moda por coleções, fomentando assim a economia circular em que se estimula a extensão do ciclo de vida do produto ao máximo possível.

 

Além disso, a Nuar é a primeira no Brasil com uso de um novo termoplástico utilizado neste modelo de calçado, um tipo de plástico que possui melhor impacto por possuir maior valor nas cooperativas de reciclagem e também apresentar maior durabilidade.

 

A produção está concentrada na fábrica da Grendene em Farroupilha (RS) e tem o menor impacto em termos de consumo de energia e água, além da eliminação de aspectos ambientais significativos, como o não uso de solventes. Outra vantagem é que Nuar já nasce em parceria com o programa de economia circular da Melissa, outra marca da companhia, e os consumidores serão orientados a depositarem aqueles calçados que não estiverem mais em boas condições para uso nos pontos de coleta de qualquer um dos mais de 340 Clube Melissa do Brasil. As sandálias descartadas serão enviadas para cooperativas de reciclagem e parceiros homologados para que possam ser transformadas em outros itens de valor para a sociedade.

 

Para estar alinhada à economia circular em todo o processo, a Nuar irá utilizar embalagens que sejam úteis para as pessoas, buscando evitar o descarte. Trata-se de uma mochila desenvolvida em parceria com a Dobra, marca que se tornou conhecida por fabricar carteiras artesanais de “papel” e que preza por uma produção de baixo impacto e sustentável. Além disso, após o uso da mochila, o consumidor poderá descarta-la através do programa de reciclagem da Dobra e ganhará descontos e vantagens por estar participando de um ciclo mais benéfico para todos os envolvidos.  

 

A nova sandália Nuar é um Produto Viável Mínimo (MVP) da Grendene, criado pelo Bergamota Works, o laboratório de inovação da companhia para desenvolver e testar soluções de forma rápida, como o mercado exige, e aproximar pessoas e negócios de forma sustentável. Neste primeiro momento, Nuar terá disponível para venda três mil pares de calçados, com grade de tamanhos reduzidos (Baby: 23/24; Infantil: 30; Adulto: 35, 36, 37, 40 e 41).

 

Para a head de inovação do Bergamotta Works e líder do projeto, Bianca Dallegrave, a Plataforma Nuar surge para reforçar o propósito da empresa de oferecer ao consumidor produtos duradouros, de melhor impacto ambiental e de alternativas sustentáveis ao fim da vida útil. “Nuar representa tudo que defendemos quando falamos de inovação, consumo consciente e sustentabilidade”, afirma.

 

Sustentabilidade na Grendene

A Grendene iniciou a jornada pela sustentabilidade há quase uma década e definiu uma série de metas que vão de melhorias na linha de produção e investimentos em novas tecnologias ao desenvolvimento de produtos com menor impacto, como a nova Nuar. Os avanços obtidos no período estão no Relatório Anual de Sustentabilidade. O foco da atuação da empresa é a valorização e respeito às pessoas, operações ecoeficientes e produtos de menor impacto.

 

Entre as novidades mais recentes para os consumidores estão as sandálias Melissa Flox Limited Edition, produzidas com PVC 100% reciclado, feito de outras sandálias Melissa descartadas nos Clubes Melissa, e o Programa Rider R4, uma coleção de calçados veganos e de menor impacto ambiental, feitos com material reciclado a partir de resíduos da própria fábrica e produzidos em um processo com redução de 27% de consumo de água e 54% menos geração de resíduos.

 

Sobre a Nuar

Nuar é uma marca criada pela Grendene para ser uma plataforma de melhor impacto, com a missão de fomentar um ecossistema a partir da conexão de pessoas, marcas, conteúdos, produtos e serviços alinhados com os valores da companhia. Atua com base em três pilares: Pessoas, para criar e suportar produtos que beneficiam a economia local, que promova inclusão e condições justas de trabalho; Planeta, para estimular negócios de baixo impacto ambiental e impulsionar a economia circular; e Animais, com o intuito de criar e amplificar produtos fabricados a partir de métodos que protejam o bem-estar animal.

 

Sobre a Grendene

 Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.

 

Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 20 mil fora do país. A companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão e três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.

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