Com retomada da atividade econômica, volume de pares de calçados vendidos alcançou 53 milhões, aumento de 22,6% em relação ao mesmo período de 2019
Sobral, 29 de outubro de 2020 – Com uma estratégia bem-sucedida para enfrentar os reflexos da pandemia do novo coronavírus nos negócios, a Grendene conseguiu resultados positivos no terceiro trimestre do ano – um dos melhores da história da companhia, com crescimento de 9,5% da receita bruta, para R$ 772,8 milhões, e 22,6% no volume de pares embarcados, para 53 milhões.
O crescimento foi homogêneo entre marcas e canais, tendo o mercado doméstico liderado a retomada. “Esse bom desempenho é atrelado ao aquecimento da economia local; à flexibilização das medidas de distanciamento social, que permitiu a reabertura das lojas físicas –maior canal de vendas de calçados no Brasil e no mundo–; ao auxílio emergencial concedido pelo governo federal à população em vulnerabilidade socioeconômica; e, finalmente, à normalização da nossa produção”, analisa Alceu Demartini de Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da companhia.
No mercado interno, houve incremento de 12,4% nas vendas brutas e de 23,4% no volume de pares comercializados em relação ao terceiro trimestre de 2019. No período, todos os canais apresentaram expansão, notadamente os indiretos e de autosserviço. Estes permaneceram com uma representatividade acima das suas participações históricas por conta da autorização para exercício de plena atividade durante todo o período de isolamento social e do fechamento e/ou restrições do comércio tradicional, ainda vigente em algumas regiões do país.
Em relação às exportações, os primeiros sinais de recuperação foram observados a partir de junho, em função da reabertura gradual do mercado em diversos países. O crescimento do volume de pares avançou 18,8%, ao passo que a receita bruta recuou 4,5% em relação ao mesmo período no ano passado. “O reestabelecimento dos mercados internacionais nos permitiu retomar os embarques, atendendo pedidos que haviam sido suspensos anteriormente, para reposição de mercadorias e para aquisição de produtos da nova coleção”, afirma Albuquerque.
A receita operacional líquida registrada pela Grendene atingiu R$ 630,8 milhões no terceiro trimestre deste ano, valor 8,3% superior ao mesmo período de 2019. O EBIT recorrente apresentou crescimento de 20,3%, chegando a R$ 134,0 milhões, com margem de 20,3%. Já o lucro líquido recorrente nestes três meses foi de R$ 117,9 milhões, queda de 8,2%.
A Grendene fechou setembro com caixa superior a R$ 2 bilhões, refletindo a geração de R$ 329,5 milhões de caixa operacional. No cenário de pandemia mundial, essa posição robusta garantiu à companhia atravessar este delicado momento com relativo conforto para cumprir seus compromissos e desenhar a estratégia para a retomada dos negócios.
R$ milhões | 3T19 | 3T20 | Var. % 3T20/3T19 | 9M19 | 9M20 | Var. % 9M20/9M19 | |
Receita bruta | 705,8 | 772,8 | 9,5% | 1.718,3 | 1.305,4 | (24,0%) | |
Mercado interno | 582,7 | 655,2 | 12,4% | 1.375,7 | 1.053,7 | (23,4%) | |
Exportação | 123,1 | 117,6 | (4,5%) | 342,6 | 251,7 | (26,5%) | |
Receita líquida | 582,2 | 630,8 | 8,3% | 1.405,3 | 1.059,7 | (24,6%) | |
CPV | (303,4) | (348,7) | 14,9% | (798,5) | (600,7) | (24,8%) | |
Lucro bruto | 278,8 | 282,1 | 1,2% | 606,8 | 459,0 | (24,4%) | |
Desp. operacionais | (119,7) | (156,4) | 30,8% | (404,1) | (379,0) | (6,2%) | |
Ebit contábil | 159,1 | 125,7 | (21,0%) | 202,7 | 80,0 | (60,5%) | |
Ebit recorrente | 111,3 | 134,0 | 20,3% | 180,3 | 144,3 | (19,9%) | |
Ebitda | 175,7 | 147,8 | (15,9%) | 252,7 | 145,4 | (42,4%) | |
Res. fin. líquido | 30,2 | 10,6 | (64,8%) | 133,2 | 45,9 | (65,5%) | |
Lucro líquido contábil | 166,8 | 110,8 | (33,6%) | 284,8 | 96,2 | (66,2%) | |
Lucro líquido recorrente | 128,4 | 117,9 | (8,2%) | 267,9 | 143,7 | (46,4%) | |
Lucro líquido por ação (R$) | 0,18 | 0,12 | (33,6%) | 0,32 | 0,11 | (66,2%) | |
Volume (mm pares) | 43,2 | 53,0 | 22,6% | 101,9 | 83,3 | (18,2%) | |
Mercado interno | 35,6 | 43,9 | 23,4% | 81,9 | 67,6 | (17,4%) | |
Exportação | 7,7 | 9,1 | 18,8% | 20,0 | 15,7 | (21,5%) | |
Receita bruta p/par (R$) | 16,32 | 14,58 | (10,7%) | 16,86 | 15,67 | (7,1%) | |
Mercado interno | 16,38 | 14,92 | (8,9%) | 16,80 | 15,58 | (7,3%) | |
Exportação | 16,08 | 12,93 | (19,6%) | 17,15 | 16,06 | (6,4%) | |
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Margens % | 3T19 | 3T20 | Var. p.p. | 9M19 | 9M20 | Var. p.p. | |
Bruta | 47,9% | 44,7% | (3,2 p.p.) | 43,2% | 43,3% | 0,1 p.p. | |
Ebit | 27,3% | 19,9% | (7,4 p.p.) | 14,4% | 7,6% | (6,8 p.p.) | |
Ebitda | 30,2% | 23,4% | (6,8 p.p.) | 18,0% | 13,7% | (4,3 p.p.) | |
Líquida | 28,6% | 17,6% | (11,0 p.p.) | 20,3% | 9,1% | (11,2 p.p.) | |
Transformação Digital
Também no terceiro trimestre, o Bergamotta Works, laboratório de inovação da Grendene, apresentou seus primeiros projetos. Em parceria com a Melissa, o time do Bergamotta lançou, em 15 de setembro, o Hello Melissa, um clube de assinaturas com produtos exclusivos da marca.
No período, também foi iniciado o processo de internalização das lojas virtuais das marcas da Grendene no Brasil e no exterior. Já estão sob gestão da companhia o e-commerce de Zaxy (14 de agosto), da Melissa USA (15 de setembro) e da Rider Brasil (15 de outubro). A expectativa é concluir a migração de todas as marcas até o fim do primeiro trimestre de 2021.
Os reflexos da estratégia de internalização das lojas on-line já são colhidos. Desde o lançamento do e-commerce da Zaxy, por exemplo, houve um crescimento superior a 500% nas vendas pela internet em comparação ao terceiro trimestre do ano passado.
Parceria Azaleia
Em setembro, a Grendene anunciou ao mercado o contrato de licenciamento com a calçadista Vulcabras para produzir e comercializar, com exclusividade, os produtos da Azaleia no Brasil e em qualquer outro país do mundo, exceto Chile, Colômbia e Peru. A parceria é válida por três anos, podendo ser renovada por um período adicional de mais três. “Ao incluirmos a Azaleia no nosso portfólio de marcas, ampliaremos a nossa relevância no segmento feminino, consolidando nossa posição como um dos principais players de calçados no Brasil e no mundo”, avalia Albuquerque.
Sobre a Grendene
Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 20 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.
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