Grendene registra receita bruta de R$ 772,8 milhões no terceiro trimestre de 2020

Com retomada da atividade econômica, volume de pares de calçados vendidos alcançou 53 milhões, aumento de 22,6% em relação ao mesmo período de 2019

 

Sobral, 29 de outubro de 2020 – Com uma estratégia bem-sucedida para enfrentar os reflexos da pandemia do novo coronavírus nos negócios, a Grendene conseguiu resultados positivos no terceiro trimestre do ano – um dos melhores da história da companhia, com crescimento de 9,5% da receita bruta, para R$ 772,8 milhões, e 22,6% no volume de pares embarcados, para 53 milhões.

 

O crescimento foi homogêneo entre marcas e canais, tendo o mercado doméstico liderado a retomada. “Esse bom desempenho é atrelado ao aquecimento da economia local; à flexibilização das medidas de distanciamento social, que permitiu a reabertura das lojas físicas –maior canal de vendas de calçados no Brasil e no mundo–; ao auxílio emergencial concedido pelo governo federal à população em vulnerabilidade socioeconômica; e, finalmente, à normalização da nossa produção”, analisa Alceu Demartini de Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da companhia.

 

No mercado interno, houve incremento de 12,4% nas vendas brutas e de 23,4% no volume de pares comercializados em relação ao terceiro trimestre de 2019. No período, todos os canais apresentaram expansão, notadamente os indiretos e de autosserviço. Estes permaneceram com uma representatividade acima das suas participações históricas por conta da autorização para exercício de plena atividade durante todo o período de isolamento social e do fechamento e/ou restrições do comércio tradicional, ainda vigente em algumas regiões do país.

 

Em relação às exportações, os primeiros sinais de recuperação foram observados a partir de junho, em função da reabertura gradual do mercado em diversos países. O crescimento do volume de pares avançou 18,8%, ao passo que a receita bruta recuou 4,5% em relação ao mesmo período no ano passado. “O reestabelecimento dos mercados internacionais nos permitiu retomar os embarques, atendendo pedidos que haviam sido suspensos anteriormente, para reposição de mercadorias e para aquisição de produtos da nova coleção”, afirma Albuquerque.

 

A receita operacional líquida registrada pela Grendene atingiu R$ 630,8 milhões no terceiro trimestre deste ano, valor 8,3% superior ao mesmo período de 2019. O EBIT recorrente apresentou crescimento de 20,3%, chegando a R$ 134,0 milhões, com margem de 20,3%. Já o lucro líquido recorrente nestes três meses foi de R$ 117,9 milhões, queda de 8,2%.

 

A Grendene fechou setembro com caixa superior a R$ 2 bilhões, refletindo a geração de R$ 329,5 milhões de caixa operacional. No cenário de pandemia mundial, essa posição robusta garantiu à companhia atravessar este delicado momento com relativo conforto para cumprir seus compromissos e desenhar a estratégia para a retomada dos negócios.

 

R$ milhões

3T19

3T20

Var. %

3T20/3T19

9M19

9M20

Var. %

9M20/9M19

Receita bruta

705,8

772,8

9,5%

1.718,3

1.305,4

(24,0%)

Mercado interno

582,7

655,2

12,4%

1.375,7

1.053,7

(23,4%)

Exportação

123,1

117,6

(4,5%)

342,6

251,7

(26,5%)

Receita líquida

582,2

630,8

8,3%

1.405,3

1.059,7

(24,6%)

CPV

(303,4)

(348,7)

14,9%

(798,5)

(600,7)

(24,8%)

Lucro bruto

278,8

282,1

1,2%

606,8

459,0

(24,4%)

Desp. operacionais

(119,7)

(156,4)

30,8%

(404,1)

(379,0)

(6,2%)

Ebit contábil

159,1

125,7

(21,0%)

202,7

80,0

(60,5%)

Ebit recorrente

111,3

134,0

20,3%

180,3

144,3

(19,9%)

Ebitda

175,7

147,8

(15,9%)

252,7

145,4

(42,4%)

Res. fin. líquido

30,2

10,6

(64,8%)

133,2

45,9

(65,5%)

Lucro líquido contábil

166,8

110,8

(33,6%)

284,8

96,2

(66,2%)

Lucro líquido recorrente

128,4

117,9

(8,2%)

267,9

143,7

(46,4%)

Lucro líquido por ação (R$)

0,18

0,12

(33,6%)

0,32

0,11

(66,2%)

Volume (mm pares)

43,2

53,0

22,6%

101,9

83,3

(18,2%)

Mercado interno

35,6

43,9

23,4%

81,9

67,6

(17,4%)

Exportação

7,7

9,1

18,8%

20,0

15,7

(21,5%)

Receita bruta p/par (R$)

16,32

14,58

(10,7%)

16,86

15,67

(7,1%)

Mercado interno

16,38

14,92

(8,9%)

16,80

15,58

(7,3%)

Exportação

16,08

12,93

(19,6%)

17,15

16,06

(6,4%)

 

 

 

 

 

Margens %

3T19

3T20

Var. p.p.

9M19

9M20

Var. p.p.

Bruta

47,9%

44,7%

(3,2 p.p.)

43,2%

43,3%

0,1 p.p.

Ebit

27,3%

19,9%

(7,4 p.p.)

14,4%

7,6%

(6,8 p.p.)

Ebitda

30,2%

23,4%

(6,8 p.p.)

18,0%

13,7%

(4,3 p.p.)

Líquida

28,6%

17,6%

(11,0 p.p.)

20,3%

9,1%

(11,2 p.p.)

 

Transformação Digital

 

Também no terceiro trimestre, o Bergamotta Works, laboratório de inovação da Grendene, apresentou seus primeiros projetos. Em parceria com a Melissa, o time do Bergamotta lançou, em 15 de setembro, o Hello Melissa, um clube de assinaturas com produtos exclusivos da marca.

 

No período, também foi iniciado o processo de internalização das lojas virtuais das marcas da Grendene no Brasil e no exterior. Já estão sob gestão da companhia o e-commerce de Zaxy (14 de agosto), da Melissa USA (15 de setembro) e da Rider Brasil (15 de outubro). A expectativa é concluir a migração de todas as marcas até o fim do primeiro trimestre de 2021.

Os reflexos da estratégia de internalização das lojas on-line já são colhidos. Desde o lançamento do e-commerce da Zaxy, por exemplo, houve um crescimento superior a 500% nas vendas pela internet em comparação ao terceiro trimestre do ano passado.

 

Parceria Azaleia

 

Em setembro, a Grendene anunciou ao mercado o contrato de licenciamento com a calçadista Vulcabras para produzir e comercializar, com exclusividade, os produtos da Azaleia no Brasil e em qualquer outro país do mundo, exceto Chile, Colômbia e Peru. A parceria é válida por três anos, podendo ser renovada por um período adicional de mais três. “Ao incluirmos a Azaleia no nosso portfólio de marcas, ampliaremos a nossa relevância no segmento feminino, consolidando nossa posição como um dos principais players de calçados no Brasil e no mundo”, avalia Albuquerque.

 

Sobre a Grendene

 

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.

 

Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 20 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.

 

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