Gravar 'stories' ao dirigir gera multa gravíssima


Motoristas que usam o celular para filmar com o carro em movimento podem ser autuados se forem flagrados; entenda o que diz a lei.


Na era da hiperconexão, em que as pessoas estão mais on do que offline, filmar o dia a dia, como se estivessem em um reality show, está cada vez mais comum, mas quando isso acontece em pleno trânsito é preciso tomar cuidado. No Instagram e no Facebook, as publicações de motoristas nos Stories são diárias. As pessoas se filmam enquanto estão saindo de casa, no caminho para o trabalho, e quando voltam. Muitas vezes, essa filmagem é feita pelo motorista com o carro em movimento.


Gravíssima
A primeira está relacionada ao ato de dirigir somente com uma das mãos para mexer/manusear o celular, seja para tirar selfie, mandar mensagem, navegar nas redes sociais, etc. Essa infração é gravíssima e o motorista recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de pagar multa de R$ 293,47.
Média
Já a segunda refere-se ao ato de falar ao celular enquanto dirige. Nesse caso, a infração é média, com penalidade de multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
É proibido
A legislação federal proíbe o manuseio mesmo durante breves paradas (semáforo, por exemplo).
Quando é liberado?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite o uso do dispositivo apenas quando o veículo estiver estacionado, com o motor desligado. Está liberado também se o telefone for usado na função GPS, desde que esteja fixado no para-brisa ou no painel dianteiro, em suporte adequado.

Postar um comentário

0 Comentários