Um botijão de gás explodiu em uma residência na localidade de Santa Luzia na zona rural de São Benedito. O fato ocorreu na manhã desta segunda (29), e não houve vítimas. A proprietária da casa de 42 anos, informou que o botijão tinha acabado de ser instalado pelo entregador e poucos momentos depois ocorreu a explosão. De acordo com informações da PM, vários moveis da casa foram destruídos, bem como uma parte do teto da cozinha da residência.
“Supõe-se que o fato se deu por conta do rompimento do registro do gás”, informou um dos policiais que estiveram no local.
DICAS
Para orientar a população, o Corpo de Bombeiros dá dicas importantes para evitar problemas envolvendo o botijão. Acompanhe algumas delas:
- Verifique o estado do botijão ao recebê-lo. Se houver dúvidas quanto ao seu peso ou qualidade, aproveite a presença do entregador e peça para trocá-lo. O botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de danificação.
- Nunca coloque os botijões em compartimentos fechados e sem ventilação, como armários, gabinetes, vãos de escada e porões. Mantenha-os em local ventilado.
- Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir.
- Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, verifique se eles têm gravada a identificação do Inmetro. Não use outro tipo de material.
- Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso.
- Não permita que as crianças tenham acesso ao fogão.
- Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão.
- Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada.
Em casos de vazamentos de gás sem fogo:
- Feche o registro de gás.
- Afaste as pessoas do local.
- Não acione interruptores de eletricidade.
- Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver
fora da residência.
- Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.
- Se o vazamento ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas.
0 Comentários