Inauguração do Projeto Angel e estação Exoss em Sobral


No dia 24 de novembro aconteceu a inauguração oficial do PROJETO ANGEL na Escola de Ensino Médio Agostinho Neres Portela, com a presença de convidados, alunos e professores, bem como a presença do Coordenador Regional de Desenvolvimento da Educação, Daniel Carlos da Costa.

O observatório será um espaço integrado na escola para diversas atividades ligadas à astronomia e o ensino, formando e semeando conhecimento de forma didática. Dentre estas atividades, está inserida a estação de monitoramento de meteoros, a SOBRAL METEOR STATION, a primeira do Brasil a participar do projeto Exoss, fruto da parceria do Clube Mochileiros da Galáxia, através do incentivo dos professores Marçal Evangelista e Manoel Evangelista, com o apoio do diretor Marcos Arruda.

E não podia ser a primeira em melhor localização: a cidade de Sobral, que historicamente tem grande importância na astronomia brasileira e mundial.

Este belíssimo projeto da Escola Agostinho Neres Portela terá grande importância nas atividades desenvolvidas na comunidade, pois a astronomia tem esse poder de envolver a todos em seus estudos e observações.

O coordenador do projeto Exoss, enviou uma mensagem especial (em vídeo) para os convidados, destacando a importância da estação, com o céu privilegiado de Sobral e dos estudos já iniciados por nossos parceiros.


APRESENTAÇÕES NA INAUGURAÇÃO

Na programação da inauguração oficial, o diretor Marcos Arruda fez um discurso de abertura do evento, destacando a importância do novo espaço dedicado à astronomia na escola.

O professor Marçal apresentou aos convidados o projeto Exoss e o escopo do trabalho que será desenvolvido na escola, bem como a linha de pesquisa já iniciada.

Também foi apresentado pelo professor Manoel o trabalho realizado pelo Clube de Astronomia Mochileiros da Galáxia – CAMG, as atividades e a participação dos alunos da escola.


SOBRE A ESTAÇÃO SMS

A estação Sobral Meteor Station começou as atividades em agosto de 2017, em período de testes e esteve em plena atividade durante a chuva de meteoros Orionids, conseguindo um bom número de capturas que já estão sendo trabalhadas nos estudos da escola. Saiba mais aqui.


AGRADECIMENTOS

Todo o time Exoss está feliz com essa grande conquista de levar a rede para dentro da escola, num projeto bem estruturado e com professores comprometidos com a ciência e com a educação de qualidade, mesmo que com poucos recursos, mas com garra e determinação para fazer com que o estudo de meteoros seja realizado na escola e com a ajuda de novos parceiros que virão.

Parabéns a todos os envolvidos na iniciativa, e agradecimentos especiais ao Diretor Marcos Arruda, e aos professores parceiros do projeto.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns aos professores e alunos pelo excelente trabalho em prol do crescimento da pesquisa científica na nossa região, pois em 29 de maio de 2019 será o centenário da comprovação da teoria da relatividade observado em Sobral na no Eclipse solar do mesmo ano. Então nossa escola parte na frente na busca por mais conhecimento em astronomia.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)