Radialista critica requerimento da Câmara de Morrinhos que cerceia liberdade de imprensa

Um ataque à liberdade de informação e expressão se atestou na cidade de Morrinhos. Na 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última quarta-feira (11/10), foi discutido pelo plenário da Casa um Requerimento Legislativo bem incomum de autoria do coletivo de vereadores da base aliada do atual prefeito: Antônio Rodrigues – Leandro (PSDB), José Augusto (PSDB), Raimundo Aurimar – Mazim (PSDB) e Régis Carvalho (PR).
O Requerimento nº. 146/2017 visa solicitar as gravações do Programa “É de Lascar” do Radialista Ilton Santos (foto) veiculado pela Rádio Liberdade FM 87,9. Além de requerer a grade de programação da emissora e os critérios usados pelo programa para realização de convite de seus entrevistados. Onde na discussão, prévia da votação, o posicionamento dos autores e aliados foi de repressão à imprensa ficando claro que o ato realizado pelo referido coletivo de vereadores é inibir a liberdade de expressão da imprensa, em especial à mídia local.
O radialista, nas redes sociais, enfatizou que há outros temas de maior relevância que deviam ser priorizados na Câmara e defende que a imprensa tem o papel de denunciar as mazelas sociais e erros de gestão. 
Segundo o comunicador, não são poucos os problemas na área da Saúde em Morrinhos. "Há pessoas com atendimentos negligenciados, sendo negados medicamentos, exames, cirurgias, deslocamento para hospitais por eles próprios encaminhados (incluindo pacientes com Câncer) e um fato mais recente foi à omissão de socorro a um idoso dependente de O2 (Oxigênio) que chegou a óbito", destacou.
Na Educação, os problemas pontuados não são poucos. "Na Educação temos o descaso do transporte escolar, principalmente da frota própria recentemente adquirida pelo Programa Caminho da Escola do Governo Federal que vem sendo sucateada com frequentes quebra de peças (inclusive peças de alto custo como para-brisas) ocasionando paralisação dos transportes, logo alunos ficam sem frequentar a escola causando baixo rendimento escolar. Outro caos é no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal. As crianças e jovens constantemente tem denunciado que ora ocorre à falta, ora o não cumprimento do cardápio por muitos dias seguidos somente este ano", denunciou.
O radialista ainda trouxe à tona a precariedade das condições de trabalho de um dos órgãos de garantia de direitos da criança e do adolescente, o Conselho Tutelar (fato denunciado com ampla abrangência).
E o radialista Ilton Santos por fim defende a liberdade que se pauta a imprensa, cerceada na Câmara de Morrinhos. "Temos uma constituição em vigor que garante a liberdade de expressão. Sua função social também segue pela vertente de prestar um serviço de disseminar informações, esclarecimentos a população em geral. O rádio tem a característica singular de conseguir chegar às mais remotas comunidades e o Programa é de Lascar tem sido uma importante ferramenta de informação fazendo chegar à população as notícias locais, principalmente do meio político", destacou.
Outros radialistas da região do Baixo Vale do Acaraú se juntaram ao radialista, em defesa da garantia da liberdade de informação e expressão e enxergam no requerimento viés político e de cerceamento da liberdade de imprensa.

*** Informações com Jornal Central de Notícias

Postar um comentário

0 Comentários