Durante a manhã desta sexta-feira, 29, agentes penitenciários de Camocim e do GAP (Grupo de Apoio Penitenciário) realizaram uma operação nas dependências da cadeia pública de Camocim o que culminou com a apreensão de um vasto material de uso proibido e ainda na transferência de sete detentos considerados pelo administrador da cadeia como os líderes da rebelião deflagrada no dia 21 de maio de 2016, a maior já registrada naquela unidade prisional.
Material apreendido durante a operação |
Fugas em série
Durante a rebelião fugiram cerca de 45 detentos, sendo que na mesma noite a PM conseguiu recapturar cerca de 30 deles. O clima na cadeia permaneceu pesado, tenso, sendo registrada uma série de fugas nos dias posteriores. A informação é que ainda estão foragido cerca de 23 detentos.
Em ordem: Willames, Luizinho, Punho de Aço, Iago, Josué, Maicon e Evanilson |
Operação pente-fino
Enquanto os pm’s da Força Tática e da guarnição da cadeia permanecia do lado externo, fazendo a segurança no entorno da unidade, os 12 agentes penitenciários realizaram uma mega vistoria cela por cela, vindo a ser encontrado os seguintes materiais: 01 trouxa de maconha; 02 mergulhões; 15 aparelhos celulares; 05 chips de celular; 01 cartão de memória; 05 pen driver; 05 baterias de celular; 35 carregadores de celular; 01 faca; 01 chave micha; 01 canivete; 10 cossôcos; 01 máquina de tatuar; 01 bateria para máquina de tatuar e 03 fones de ouvido.
Agentes Penitenciários envolvidos na operação |
Líderes transferidos
Conforme nos repassou o administrador da cadeia, para reestabelecer a ordem na unidade seria necessário transferir os detentos mais problemáticos, os considerados líderes e com influência sobre os demais presos, esses estavam fazendo com que a cadeia permanecesse “quente”. Confira a lista dos sete detentos transferidos e os as penitenciárias de destino:
- Josué de Oliveira Silva, vulgo “Josué”, transferido para a CPPL 2;
- Francisco Willames de Lima, vulgo “Willames”, transferido para a CPPL 2;
- Evanilson Carlos Sousa da Silva, transferido para a CPPL 3;
- Luiz Augusto Sabino da Silva, vulgo “Luizinho”, transferido para a CPPL 4;
- Fábio da Cunha Mota, vulgo “Punho de Aço”, transferido para a CPPL 4;
- Iago Ribeiro dos Santos, vulgo “Iago”, transferido para a CPPL 4;
- Maicon Kellven da Silva, transferido para a CPPL 4.
Mais transferências
Ainda conforme nos informou o agente penitenciário administrador da unidade, a Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) já disponibilizou mais algumas vagas nas penitenciárias da região metropolitana de Fortaleza e não descarta mais algumas transferências, tudo vai depender do comportamento dos internos na rotina da cadeia.
Fonte: Camocim Polícia 24 h
0 Comentários