A Beija-Flor anuncia nesta sexta-feira (17), oficialmente, o enredo para o Carnaval do ano que vem.
Mas a coluna do Leo Dias contou, em primeira mão, qual será o tema que a escola de Nilópolis vai levar para a Marquês de Sapucaí em 2017: ‘A Virgem dos Lábios de Mel — Iracema’, de José de Alencar.
O projeto foi inspirado na obra que descreve o encontro entre o português Martin Soares Moreno e a Virgem dos Lábios de Mel, a índia da tribo Tabajara chamada Iracema.
O estado do Ceará será o cenário principal para o romance desses dois personagens de civilizações distintas. A Praia de Iracema, que fica em Fortaleza, é a mais famosa do Ceará.
‘A Virgem dos Lábios de Mel’ era um dos enredos preferidos de Laíla, chefe da comissão de Carnaval da Beija-Flor. Nos últimos meses, a agremiação tentou captar parceiros comerciais, mas não houve sucesso por conta da crise que assola o país. No próximo domingo, Laíla entregará a sinopse, às 10h da manhã, no barracão da escola.

Saiba mais detalhes
Romance do cearense José de Alencar desbancou a homenagem ao comunicador Chacrinha.
Iracema é um romance da literatura romântica brasileira publicado em 1865 e escrito por José de Alencar e faz parte da trilogia indianista do autor. Os outros dois romances pertencentes à trilogia são O Guarani e Ubirajara.
A índia Iracema tornou-se símbolo do Ceará, e seu filho, Moacir, nascido de seus amores com o colonizador português Martim, representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças.
O episódio amoroso entre Martim e Iracema, do encontro à morte da protagonista, dá-se em 1604 e ocupa quase todo o romance, do capítulo II ao XXXII. O Nordeste paradisíaco e primitivo, das praias e das serras (Ibiapaba), dos rios (Parnaíba e Jaguaribe) e da Bica do Ipu são retratados na obra do escritor.
O município de Ipu-Ceará é citado no romance por José de Alencar. Era no município onde Iracema se banhava na famosa Bica do Ipu que fica na Serra da Ibiapaba, distante a 296 Km de Fortaleza.
0 Comentários