Muitas famílias que atualmente vivem no conjunto Nova Caiçara, em Sobral, denunciam diversos problemas que, segundo os moradores, vem assolando quem vive no local. As pessoas dizem que o abastecimento de água nas casas é precário, e que quase sempre, ficam muitos dias sem água nas torneiras, o que vem causando transtornos às famílias. Um outro problema identificado pelos moradores é a demora na coleta de lixo, o que segundo eles, proporciona o surgimento de ratos e baratas pelos apartamentos. Um outro problema é a iluminação precária em diversas áreas do conjunto, o que torna o ambiente escuro e propício à práticas criminosas: “Quando anoitece, as ruas ficam bem escuras. Não há iluminação adequada em alguns blocos, o que acaba atraindo os vândalos que vêm e fazem uso de drogas, se prostituem e até roubam as pessoas. O pior é que a gente não pode fazer nada. Se denunciarmos à polícia, sofreremos represália dura. A minha casa mesmo já teve suas vidraças quebradas, já roubaram coisas minhas, e ninguém faz nada para nos ajudar. Fomos jogados aqui pela prefeitura como quem joga gado no pasto pra se virar sozinho. Infelizmente, o que era pra ter sido um sonho realizado quando recebemos a nossa casa, acabou se tornando num inferno. Não sei até quando iremos suportar tudo isso”, falou um morador do Bloco 8, que não quis se identificar com medo de represália por parte da prefeitura.
A dona de casa, Marleide Carlos, teve na última segunda-feira, sua casa invadida por moradores do próprio conjunto. Segundo ela, os invasores queriam roubar suas coisas de casa. Para se defender, ela acabou usando uma faca de mesa, e chegou a ferir levemente uma pessoa. E como se não fosse pouco, ela acabou sendo presa e encaminhada para a Cadeia Pública da cidade. A nossa reportagem conversou com os familiares da Dona Marleide. Muito revoltados com o caso, eles culparam o município por tudo o que vem acontecendo no local: “Nos colocaram aqui junto com muitas outras pessoas, mas não levaram em conta que esses moradores vem de muitos lugares da cidade, até mesmo de bairros rivais. E é exatamente isso que tem complicada a situação dos moradores de bem. Estamos vivendo presos e os bandidos soltos, e os gestores não fazem nada”, falou Marlene Carlos, irmã de Marleide Carlos.
Dr. Guimarães, líder político e pré-candidato a prefeito de Sobral, esteve visitando o conjunto Nova Caiçara este mês. Ele ficou sabendo dos acontecidos desta semana e lamentou o descaso do Poder público em relação aos moradores: “Faltou, claramente, planejamento. Muitas destas pessoas vieram de bairros, até rivais; o que vem promovendo toda essa discursão entre os moradores. No local não existe posto policial, não existe posto de saúde, nem nada. As famílias estão vivendo apavoradas e ninguém faz nada. Isso é uma vergonha para a cidade de Sobral”, falou Dr. Guimarães.
0 Comentários