O número de crimes violentos contra jovens entre 15 a 19 anos aumentou 296% no ano passado. As informações pertencem a um levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE foram registrados 914 óbitos no Estado. 459 casos aconteceram em Fortaleza. O Ceará ficou em terceiro lugar em número de novos casos, perdendo apenas para Alagoas (332%) e Rio Grande do Norte (268,2%).
Entre jovens de 15 aos 24 anos houve um aumento de óbito em vítimas de crimes violentos do sexo masculino. O levantamento do IBGE mostrou que o número cresceu 224,4% em 10 anos. Devido a isto, o Estado ficou em primeiro lugar nesta categoria. Em segundo e terceiro lugar ficaram Piauí (207,1%) e Alagoas (181,3%).
Os números fazem parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2014. De acordo com a pesquisadora Cristiane Moutinho, gerente responsável pelo estudo, o Ceará é o estado que registrou o maior aumento percentual de mortes por causas violentas, principalmente entre vítimas com 15 a 24 anos.
“Quando você olha para o Ceará, por exemplo, o aumento de mortes por causas violentas nesta faixa etária chegou, na última década, a 224,4% na última década. Houve também aumento no número de mortes por causas violentas nos estados da Bahia, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí, tanto entre as pessoas do sexo masculino quanto feminino”, afirmou.
A publicação completa 40 anos de existência. Desde 1974 o Instituto coleta informações sobre o tema no Brasil
0 Comentários