O Sr. ANTONIO NILSON DE BRITO, natural de Viçosa do Ceará, 40 anos de idade, professor da rede pública municipal, que infelizmente no dia 02/08/2015 sofreu um AVC HEMORRÁGICO, sendo conduzido para o hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde realizou uns exames em que o médico Neurologista determinou que o paciente necessitava URGENTEMENTE realizar uma EMBOLIZAÇÃO ENDOVASCULAR, correndo o risco de óbito, a qualquer momento, caso não seja feito imediatamente, ou a ficar com seqüelas de natureza graves.
No entanto, os hospitais (Regional de Sobral e Hospital Geral de Fortaleza) que realizam tal procedimento informam que está suspenso por falta de material a realização de EMBOLIZAÇÃO ENDOVASCULAR, e que o fornecedor suspendeu o fornecimento dos insumos, alegando que o Estado não efetuou o pagamento, assim ficam os pacientes morrendo.
Diante do caso que requer extrema urgência, o irmão do paciente, o qual é advogado deu entrada numa Ação Judicial que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública, em que foi concedido uma LIMINAR pelo Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, o que está respondendo, onde o Estado foi citado no dia 07/08/2015, por volta das 17:20hs, através do Procurador, Dr. Croaci Aguiar para que cumpra a ordem judicial - Obrigação de Fazer, ou seja, determinando a realização de forma urgente o procedimento de EMBOLIZAÇÃO ENDOVASCULAR e demais assistência ao paciente, no prazo de 72hs.
Portanto, a batalha apenas tinha começado, pois desde segunda-feira, do dia 10/08/2015, o advogado do autor tem insistido, diariamente, junto a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará para que cumpra a determinação judicial, mais rápido possível, com o objetivo em evitar danos irreparáveis ao paciente, bem como transtornos a toda a família que sofre juntamente, o qual se encontra hospitalizado no Setor de Emergência da Santa Casa de Sobral, desde o dia 02/08/2015, aguardando a realização de EMBOLIZAÇÃO ENDOVASCULAR, requerido pelo Neurologista, Dr. Diego Bandeira, URGENTEMENTE, POIS SE TRATA DE RISCO DE VIDA, conforme relatório médico fornecido aos autos. APENAS PROMESSA POR PARTES DE AGENTES DA SECRETÁRIA DE SAÚDE, QUE IRÃO RESOLVER O CASO! Portanto, a gravidade da doença que acarreta O paciente não condiciona ao bem querer do Estado. Que infelizmente passou mal ontem e quase veio a óbito, devido a falta dos cuidados necessários a paciente com AVC. Isto demonstra o descaso à saúde pública por parte do gestor do Estado do Ceará.
Diante do não cumprimento da ordem judicial e omissão por parte do Estado, através de seus agentes, o advogado do paciente informou ao Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública o descumprimento da liminar, onde o Juiz deferiu uma nova liminar determinando que o Estado transfira o paciente no prazo de 24hs para rede pública hospitalar adequada a paciente vítima de AVC, caso não haja, que seja transferido para um hospital particular, sob pena de bloqueios das verbas públicas para o custeio, onde o Estado e Secretário foram citados desde ontem, dia 13/08/2015 e até o presente momento nada foi feito.
Tanto Estado que se nega a cumprir a ordem, bem como o HGF, hospital da rede pública adequado a receber pacientes com AVC, se nega a receber o paciente alegando a falta de material. Diante da gravidade da enfermidade o paciente vem sofrendo a 14 dias esperando a boa vontade do ente estatal, o qual não está mais agüentado as dores da enfermidade, encontrando no setor de emergência da Santa Casa de Sobral sem a devida medicação adequada a paciente com AVC, podendo vir a óbito a qualquer momento, sem falar nas sequelas que já lhe causaram.
Diante da relevância em que requer o caso, sendo de suma importância que seja publicado tal ato de omissão por parte do ente estatal e entidades hospitalar pelo desprezo aos cidadãos vulnerável economicamente, dependente da saúde pública que tem demonstrado de péssima qualidade.
Fica aqui os protestos de indignação por parte do causídico e irmão, bem como de toda a família do paciente pela omissão do Estado e dos agentes da Secretária de Saúde que se quer tem dado atenção ao caso."
Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórter
0 Comentários