Entrega do Banco de Olhos pelo bispo Dom Odelir, Padre Júnior e Dr. Ribamar Fernandes
"Sobral precisa abrir os olhos e o coração para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral". A frase, proferida pelo Padre Júnior Melo, diretor geral da Santa Casa, marcou a inauguração do Banco de Olhos do hospital, ocorrida na tarde desta quarta-feira, dia 24, sob a benção de Dom Odelir Magri, provedor do hospital. O equipamento leva o nome do médico oftalmologista, Dr. Vicente Abdias Fernandes, que prestou relevantes serviços ao hospital de 1979 a 2003. A obra inaugurada vai beneficiar quem aguarda transplante de córneas, possibilitando que muitos tenham a oportunidade de voltar a enxergar com mais brevidade, desafogando a fila única de espera do Estado, regulada pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO-CE).
O médico oftalmologista homenageado, Dr. Vicente Abdias Fernandes, e familiares no evento
Com a presença do Dr. Vicente Abdias Fernandes e seus familiares, o evento marca mais um momento de pioneirismo da Santa Casa no cenário da Saúde do Estado, como destaca o médico nefrologista, Dr. Derwal Júnior, coordenador da Organização de Procura de Órgão (OPO) do hospital. "Este Banco de Olhos mostra a natureza do pioneirismo e ação inovadora da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Por isso, é preciso que todos enxerguem a importância deste hospital para assistência à saúde da região e que ele seja valorizado pelo seu protagonismo na assistência à saúde no Ceará", destacou Dr. Derwal Júnior.
Exemplo
A instalação do Banco de Olhos da Santa Casa contou com o apoio da Diocese e direção do hospital
Em seu discurso, o coordenador do Banco de Olhos da SCMS (BOC), o médico oftalmologista, Dr. Ribamar Fernandes, lembrou da difícil tarefa para a instalação BOSC e de todos que colaboraram a realização do momento. "Muitos estão fazendo parte desta nova história da Santa Casa de Sobral, da concretização do Banco de Olho, que contou com todo o apoio da Diocese e da direção do hospital, e que vai amenizar o sofrimento de muitas pessoas que precisam de um transplante de córnea", ressalta Dr. Ribamar Fernandes.
Dr. Vicente Abdias Fernandes e o bispo Dom Odelir Magri
Já o homenageado, Dr. Vicente Abdias Fernandes, falou da sua alegria por ter o seu nome lembrado em um equipamento tão importante para recuperar a visão das pessoas. "Em 1979 atendi um rapaz que havia perdido um olho em uma explosão de uma panela de pressão. Não pude recuperar a sua visão. Hoje, tanto anos depois, vejo meu nome em um Banco de Olhos da Santa Casa, que por coincidência está instalado em frente à sala que trabalhei quase 30 anos aqui no hospital, que tem como propósito possibilitar que as pessoas voltem a enxergar", disse Dr. Vicente Abdias, durante solenidade, momento em que agradeceu à direção da Santa Casa pela homenagem.
Solenidade
Além de médicos e dos funcionários do hospital, bem como los estudantes que realizam atividades prática no hospital, a solenidade contou com a presença de Dom Odelir Magri (Bispo de Sobral), Padre Júnior Melo (Diretor Geral da SCMS), Audísio Aguiar (Diretor Geral da SCMS), Dr. Derwal Júnior (Coordenador da OPO/SCMS), Dr. Ribamar Fernandes (Coordenado BOSC), Dr. Cristiano Araújo (Diretor Técnico da SCMS), Ivan Júnior (Secretário Adjunto da Saúde de Sobral), Dr. Klauber Roger (Diretor do Hospital do Coração de Sobral). Veja mais fotos do momento
Dr Ribamar Fernandes oftalmologista e sua família
fonte e fotos: blog encontro com a saude
0 Comentários