I Semana dos Povos Ciganos de Sobral será realizada de 20 a 25 de maio


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), realiza, de 20 a 25 de maio, a I Semana dos Povos Ciganos de Sobral. O evento é uma parceria com o Instituto Cigano do Brasil, Instituto ECOA e Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel).

Com o tema “Orgulho de ser cigano, um encanto milenar de povos proféticos com olhar ardente”, a semana tem como objetivo refletir e sensibilizar a sociedade sobralense sobre os preconceitos vivenciados historicamente pelos povos ciganos. Visa ainda dar visibilidade às suas tradições culturais milenares e exercitar o olhar para as comunidades tradicionais como construtoras da cultura local. Em Sobral, a comunidade cigana se concentra no bairro Sumaré e no distrito de Jaibaras, especificamente na comunidade de Jaburuna.

A semana também pretende dar destaque ao Dia Municipal do Cigano, comemorado no dia 24 de maio. A homenagem foi criada por força da Lei Municipal nº 1628/2017, sancionada pelo prefeito Ivo Gomes. Durante o período, serão realizadas diversas ações voltadas para a comunidade cigana e para o público em geral: mesa redonda, dia de cidadania para os povos ciganos, atividades nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Saúde da Família (CSF's), dentre outras.

"As comunidades e povos Ciganos estão lutando por seus direitos e inclusão nas políticas públicas, por isso precisamos respeitar esta reivindicação e olhar para estes munícipes como sujeitos de direitos à educação básica, saúde, ao mercado de trabalho, ao esporte, lazer e a cultura, haja vista sua riqueza tradicional, seus rituais, músicas, vestimentas, simbologias, valores e modos de vida. Como se refere o poeta francês Charles Baudelaire, quando diz que os povos ciganos são como uma 'tribo profética com olhar ardente' e que têm muito a contribuir com o desenvolvimento sociopolítico e cultural de nossa cidade", afirma Chiquinho Silva, coordenador dos Direitos Humanos.

Postar um comentário

0 Comentários