Criança de 10 anos morre depois de 'mochiladas' em briga de escola; 'Vou te deixar na cadeira de rodas',

Em depoimento emocionado, o pai de Gabrielly Ximenes, a menina de 10 anos que morreu na manhã desta quinta-feira (6) após ser espacanda por três adolescentes na saída da escola em Campo Grande (MS), disse que a discussão entre elas começou dentro do local. "Uma delas disse para minha filha 'Vou te deixar na cadeira de rodas'", relatou Carlos Roberto ao G1.
A menina contou para o pai que a briga começou após uma das colegas xingar sua mãe de "prostituta". Gabrielly morreu sete dias após as agressões, por complicações de uma cirurgia realizada na Santa Casa.
A Polícia Civil apura o caso, registrado como morte a esclarecer. A diretora da escola publicou em uma rede social que a instuição estava "de luto", porém, ninguém se manifestou sobre o caso.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) disse em nota que está acompanhando as investigações, mas, como o fato ocorreu fora do ambiente escolar, "buscam dar suporte para a gestão escolar o andamento dos trabalhos".
Carlos Roberto contou à polícia que a filha foi agredida logo após sair da aula, por volta das 17h (de MS), do dia 29 de novembro, a cerca de 100 metros da Escola Estadual Lino Villachá, onde estudava no 4º ano do ensino fundamental. Gabrielly chegou a citar o nome de uma das agressoras para o pai.
De acordo com Carlos, naquele dia, ele foi buscar a menina e encontrou-a no chão, sendo socorrida por comerciantes. Ele conta que a filha disse que as meninas usaram uma mochila com um "objeto pontudo" para atingi-la.
"Minha filha estava deitada no chão, chorando de dor, abaixo de chuva, e falou para mim o que aconteceu, mas ela não sabia o que tinha dentro da mochila", conta.
Segundo o delegado José Roberto de Oliveira Júnior, as primeiras informações dão conta de que uma colega de sala da vítima, que teria 9 anos, e duas adolescentes de 14 anos seriam as responsáveis pela agressão. Diligências estão sendo feitas para identificar as agressoras.
Menina foi liberada após atendimento
O pai da garota conta que o socorro demorou em torno de uma hora e meia. Ele acredita que houve negligência médica.
"Ela tomou aquela chuva deitada no chão. Foi levada para Santa Casa no dia 29 e ficou até o dia 30 . Depois eles disseram que ela não tinha mais nada, e a liberaram. Não passaram nenhum remédio para minha filha", relembra.
Após a agressão, a menina foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Santa Casa e, conforme o boletim de ocorrência, ficou em observação por um dia com dores na coluna e no quadril. Segundo a assessoria da Santa Casa, Gabrielly reclamava de dores de cabeça e passou por exames, que não apontaram alteração. Por isso, ela foi liberada após ter sido medicada.
De acordo com Carlos, nessa última terça-feira (4), a filha voltou da escola e disse que estava sentindo muita dor na perna e que não estava conseguindo andar. Ele conta que a levou para a UPA do bairro Coronel Antonino e, após um raio-x, a médica disse que a menina "não tinha nada", mas encaminhou-a para o Centro de Especialidades Médicas da capital: "Lá, um ortopedista disse que aparecia um 'risco preto' no raio-x, e que aquilo não estava certo, então fomos para a Santa Casa", conta o pai.
"Quando chegamos no hospital, o estado dela já era grave, e já foi internada às pressas. A menina gritava e chorava de dor. Eles [médicos] disseram que deveriam fazer uma cirurgia para tirar uma secreção da perna dela, que atingiu os pulmões. Ela teve 7 paradas, e ela não aguentou", lamenta .
Ainda não há informações sobre o velório e enterro de Gabrielly. Até a publicação desta reportagem, o G1 não conseguiu contato com a Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ), que conduzirá o caso, para consultar se os pais das meninas suspeitas da agressão foram localizados.
Entenda o caso
Gabrielly Ximenes, de 10 anos, foi agredida na saída da escola no dia 29 de novembro. A discussão teria começado em sala de aula. Segundo a polícia, Gabriela foi seguida pela colega de 9 anos, que a agrediu com uma mochila contendo um "objeto pontudo". A criança chegou a citar o nome desta colega para o pai.
Após alguns minutos, segundo a polícia, a menina teria chamado outras 2 garotas, de 14 anos, que também bateram na criança. O fato aconteceu a cerca de 100 metros do portão da escola estadual onde as meninas estudam.
Ela foi levada para uma unidade de saúde pelo Samu, ficou em observação por 1 dia, e foi liberada. No dia 4 de novembro, Gabrielly disse para a família que sentia muitas dores, e foi levada ao hospital, e internada. A menina morreu na manhã desta quinta-feira (6), na Santa Casa da capital. Ela teve parada cardíaca após uma cirurgia na região do quadril. A Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ) investiga o caso.
*** Informações com: G1

Postar um comentário

0 Comentários