Versão preliminar do Plano de Arborização de Sobral será apresentada à população em setembro

O prefeito Ivo Gomes se reuniu, na tarde desta quarta-feira (15/08), com a equipe técnica da Architectus, empresa responsável pela elaboração do Plano de Arborização Urbana de Sobral para apresentação de sua versão preliminar. O projeto será apresentado à população, que deverá contribuir com sua finalização, dia 4 de setembro, durante audiência pública. O evento será realizado no anfiteatro da Margem Esquerda, a partir das 19 horas.
O plano tem o objetivo de aumentar a vegetação da cidade e, consequentemente, amenizar o clima do município, além de evitar conflitos entre a arborização e outros equipamentos públicos, como fios, postes e sinalização de trânsito. O projeto inclui a população no seu monitoramento e execução, por meio de pedidos de poda, denúncias, reuso de água da climatização e outros.
No encontro, foi mostrado “o quê”, “como”, “onde” e “quando” começar o plantio das árvores, critérios, diretrizes para o Centro Histórico, eixos prioritários segundo o Plano de Mobilidade (PlanMob Sobral). Nas calçadas, o plantio respeitará suas dimensões. Muitos passeios já estão sendo construídos com espaços destinados ao desenvolvimento do plano, como exemplo, os bairros Vila União e Terrenos Novos, que passam por um processo de padronização e serão contemplados com a requalificação urbana imediata.
As espécies priorizadas são, por exemplo, o jucá, ipê roxo, catingueira, pau branco e carnaúbas que serão plantadas, além das calçadas, em canteiros centrais, parques, jardins, áreas residuais do sistema viário (ilhas), encostas e taludes, áreas de preservação permanente e em alguns outros terrenos, priorizando sempre a comodidade dos pedestres, transportes coletivos e não motorizados.
O encontro contou ainda com a participação de representantes das secretarias das Cidades, do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

Postar um comentário

0 Comentários