Bloco 'Matracas do Acaraú' é destaque do Pré-Carnaval de Sobral neste domingo (21/01)


Depois do sucesso alcançado no último domingo (14/01), o bloco “Matracas do Acaraú” se prepara para desfilar nos próximos finais de semana no Pré-Carnaval de Sobral. Neste domingo (21/01), a concentração será no Largo das Dores, a partir das 17 horas. O bloco desfilará pelas ruas do Centro Histórico de Sobral levando alegria e descontração para os foliões, retornando em seguida para o ponto de partida.

Inspirado na fé católica dos sobralenses, que utiliza a matraca em suas diversas procissões, no bloco, esse instrumento secular representa a sonoridade da cidade que vai além da fé. De acordo com os organizadores, todos os sons e sentidos do carnaval de rua remetem ao som peculiar das matracas.

O Bloco é puxado pelo Boi, que representa a relação da cidade com o Ciclo do Couro, período de forte influência econômica do município e traz como destaques personagens reais e imaginários que marcam a história de Sobral como Luzia Homem, Cazuza, Diabo do Sereno, Chica Fulepão, João de Apole e o Padre sem Cabeça.

No bloco “Matracas do Acaraú”, Luzia Homem, personagem do romance de mesmo nome do escritor sobralense Domingos Olímpio, é interpretada pela atriz Germana Clio. Diferente do que ocorre no livro, onde a personagem tem ligação com a seca, no enredo do pré-carnaval de Sobral, Luzia Homem representa a esperança e a fertilidade, por isso ela vem de canoa, da margem direita do Rio Acaraú, que tem em suas águas um símbolo fértil de ligação entre os dois lados da cidade. Luzia tem casamento marcado com o personagem Cazuza, do Folguedo do Boi. Desse casamento nasce o primeiro sobralense: o rio Acaraú, que é a própria cidade de Sobral.

Cazuza, interpretado pelo ator Neto Duarte, é o personagem do Folguedo mais popular da cidade, o Boi. Dentro do enredo, o personagem representa a ligação da cidade com o chamado Ciclo do Couro, uma das fases mais ricas da cidade, quando o charque e a carne seca representavam os principais elementos econômicos de Sobral. Cazuza tem casamento marcado com Luzia-Homem, estabelecendo assim um elo entre a literatura e o Folguedo do Boi.

Personagem popular nos carnavais de Sobral na década de 80, o Diabo do Sereno, interpretado por Francck Terranova, também ganha destaque no “Matracas do Acaraú”. Com chifres, tridente e rabo, o Diabo do Sereno desfilava pelas ruas da cidade pedalando uma bicicleta. Esse nome acena para uma dupla realidade de Sobral: o calor, representado pela figura infernal, e o sereno, desejo de chuva, de frescor para a cidade. Na versão atual, no lugar do tridente, o Diabo do Sereno carrega matracas.

A atriz Germana Brito Aragão vive Chica Fulepão, fazendo referência a uma das mulheres mais conhecidas das noites sobralenses. Sua presença na cena do pré-carnaval representa a evocação de memórias ligadas a espaços, de certa forma, marginais da cidade. Além de Chica Fulepão, João de Apole é outro personagem real da história da cidade homenageado pelo bloco. João de Apole é interpretado pelo ator Rogério Martins. O personagem, de certo modo, carnavalesco da cidade, andava pelas ruas de Sobral trajando um paletó impecável, de chapéu de massa e maleta. Cabelo raspado de lado, não falava, mas pronunciava sons quase indecifráveis. No enredo, ele representa o lado sério e, ao mesmo tempo, cômico da cidade.

Por fim, o Padre Sem Cabeça, interpretado por Jander Souza, é um personagem lendário de Sobral, que teria perdido a cabeça ao cair da torre do sino da Igreja da Sé. O padre é responsável por celebrar o casamento entre Luzia e Cazuza.

Serviço:
Bloco Matracas do Acaraú
Quando: 21 de janeiro de 2018 (domingo)
Onde: Circuito Largo das Dores/Centro Histórica/Largo das Dores
Horário: 17 horas 

Postar um comentário

0 Comentários