Secretaria da Saúde distribui repelentes para gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família

As gestantes sobralenses, beneficiárias do Programa Bolsa Família, começaram a receber repelentes, por meio da Secretaria da Saúde, para reduzir os índices das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika, dengue e febre chikungunya.

O coordenador da Assistência Farmacêutica de Sobral, Ajax Cardozo, acompanhou de perto a entrega dos repelentes para gestantes do bairro Tamarindo e afirmou que “os profissionais da atenção básica conhecem como ninguém a realidade local, por isso, eles têm um papel fundamental na busca ativa dessas gestantes beneficiárias do Bolsa Família”, afirmou.

A Secretaria da Saúde também alerta que a distribuição de repelentes não substitui a vistoria de rotina que deve ocorrer em todas as residências. “É preciso que as pessoas limpem o entorno de suas casas, quintais, calçadas, retirando qualquer recipiente que possa acumular água, por menor que sejam, como os copos de descartáveis, potes de margarina, garrafas, sacolas plásticas, casca de ovo e outros", acrescentou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Sobral, Francisca Escócio Leite Mendonça.

Essa ação é mais uma ferramenta nesse conjunto de medidas que precisam ser tomadas, ajudando essas mulheres, especialmente as mais pobres, na prevenção das arboviroses.

Postar um comentário

0 Comentários