Com 71 anos de tradição, Bloco dos Sujos atrai milhares de foliões às ruas de Sobral


Criatividade e irreverência são características marcantes do público de todas as idades que participa trajando fantasias e desfilando muita alegria pelas ruas da cidade

O mais tradicional pré-carnaval da Região Norte - o 'Bloco dos Sujos' atraiu cerca de 20 mil foliões às ruas de Sobral, no último sábado (18/02). Conduzido pelos artistas ‘Renne Django’, ‘Chico Pessoa e Banda’ e ‘Bloco Iracema Bode Beat', o desfile celebrou 71 anos de tradição consolidando-se como o maior pré-carnaval do interior do Estado do Ceará.

A festa começou por volta das 17h, com concentração na Praça da Coluna da Hora, quando o artista local Rennê Django animou os foliões, ao som de muito axé, até a Praça São João.  Logo em seguida, o pré-carnaval foi comandado pelo cantor e compositor paraibano Chico Pessoa, que encantou o público com o melhor do frevo, forró e brega. Chegando ao Boulevard do Arco, o agito ficou por conta do Bloco Iracema Bode Beat e da participação do talentoso guitarrista Aldo Senna, que agitou o público presente com um repertório carnavalesco, que foi do carimbó paraense até a irreverência das tradicionais marchinhas de carnaval.

Por todo o percurso, cerca de 200 agentes da Guarda Municipal, Coordenadoria Municipal de Trânsito, Polícia Militar e Civil, garantiram a segurança do evento, que também teve o apoio do Juizado da Infância e Adolescência, Corpo de Bombeiros e SAMU.

Histórico


Idealizado em 1946, o Bloco dos sujos já faz parte da trajetória histórica e cultural do Município. O bloco foi criado por um grupo de rapazes sobralenses, que desfilavam pelas principais ruas da cidade, sempre no sábado que antecedia o carnaval oficial. Inicialmente, o bloco era composto apenas por homens e a entrada de mulheres era proibida. Hoje, a festa reúne milhares de homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem, além de foliões de todas as idades.







Postar um comentário

0 Comentários