Operação da Enel e da Polícia Civil resulta em prisão de comerciante por furto de energia elétrica

post-feature-image

Uma pessoa foi presa por furtar energia elétrica. O caso aconteceu na terça-feira (17), no bairro Colônia Antônio Justa, em Maracanaú, durante operação da Enel Distribuição Ceará, em parceria com a Polícia Civil.

Ao percorrerem a cidade fiscalizando residências e comércios, equipes da distribuidora identificaram irregularidades na medição de energia de um depósito de reciclagem. A prisão foi realizada em flagrante.

Crime

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.

Além da Enel, que perde energia comprada, o consumidor perde com a sobrecarga do sistema e as variações de tensão, que podem ocasionar a queima de eletrodomésticos. Além, é claro, do sério perigo de choque elétrico existente para quem tenta fazer gatos, gambiarras e ligações indevidas em geral.

Histórico

A companhia registrou, durante o ano passado, 20 prisões em todo o estado, em operações especiais realizadas com a Polícia Militar e Civil. Os bairros com maior quantidade de incidências na capital cearense foram: Barra do Ceará, Álvaro Weyne, Carlito Pamplona, Monte Castelo e Parque Iracema.

Denúncia

Para denunciar casos de furto de energia o cliente pode ligar gratuitamente, de qualquer município cearense, para a Central de Relacionamento: 0800 285 0196 (ligação gratuita, 24 horas).


  | Por Tribuna do Ceará


Postar um comentário

0 Comentários