"Tragédia": Passa de 30 o número de mortos em feira de fogos de artifício no México

A explosão em um mercado de fogos de artifício em Tulpetec, no subúrbio da Cidade do México, matou 31 pessoas e deixou 72 feridos na terça-feira. A explosão ocorreu às 14h50 (18H50 Brasília) no mercado como San Pablito. “Vinte e seis pessoas morreram no local e cinco em hospitais”, afirmou Alejandro Gómez, procurador do estado do México, onde fica Tulpetec. Técnicos forenses trabalham na identificação dos corpos, segundo o governador do estado do México, Eruviel Avila.
As autoridades anunciaram um balanço de 72 feridos (37 homens, 25 mulheres e dez menores), dos quais 21 receberam alta na terça-feira. Vários se encontram em estado delicado, incluindo três menores de idade que serão levados para um hospital especializado em queimaduras em Galveston, nos Estados Unidos. A Procuradoria Geral informou que iniciou uma investigação para determinar as causas do acidente, que provocou “seis explosões”.
Três horas após a explosão, o incêndio foi extinto e centenas de socorristas e bombeiros passaram a procurar vítimas entre os escombros das centenas de barracas que integravam o mercado. Ao menos 100 policiais foram enviados ao local. Tropas do Exército e equipes de emergência resgataram os feridos com ambulâncias e helicópteros.
“Minhas condolências aos familiares dos que perderam a vida neste acidente e meus desejos de breve recuperação para os feridos”, escreveu o presidente Enrique Peña Nieto no Twitter.
Explosões em cadeia - “O mercado desapareceu totalmente”, disse à rede Televisa Luis Felipe Puente, diretor nacional da Defesa Civil, acrescentando que várias casas vizinhas e automóveis foram danificados pela explosão.
“Houve a explosão e tudo começou a pegar fogo. Até gente queimando saiu correndo”, disse à AFP Walter Garduño, que estava próximo ao mercado. “Tinha gente correndo em chamas, incendiada, crianças”. Angélica Coss, 25 anos, disse que “a terra se moveu, senti como se um avião tivesse caído, como se jogassem bombas”. “Subi no teto da minha casa e vimos o mercado explodindo. A fumaça começou a nos cobrir”.
As TVs locais exibiram imagens de uma ampla área devastada rodeada de ambulâncias e carros de bombeiros. No passado, o mercado de San Pablito sofreu dois incidentes semelhantes, ambos pelo mau manejo da pólvora. O mercado funcionava com o aval das autoridades. Em 15 de setembro de 2005, um incêndio e explosões destruíram o San Pablito. No ano seguinte, outro acidente destruiu mais de 200 barracas.
*** Informações com Revista Veja

Postar um comentário

0 Comentários