Bebês prematuros da Santa Casa de Sobral se tornam papais e mamães noéis


Para levar a alegria do Natal às famílias de cerca de 10 bebês prematuros, a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) 2 da Santa Casa de Misericórdia de Sobral vestiu os bebês como papais e mamães noéis. As crianças também ouviram canções natalinas para relaxar. Essa é uma das ações de humanização pela qual passam os prematuros. Há celebração em todas as datas comemorativas, como Páscoa, Dia do Índio, Dia das Crianças, Dia da Independência. Além disso, nos “mesversários” dos bebês, as incubadoras são enfeitadas com balões.

“Os bebês não passaram o Natal em suas casas, mas levamos a alegria do Natal os fantasiando”, destacou a coordenadora da UTI Neonatal 2, Renides Brasil.De acordo com ela, as ações de humanização aproximam as famílias e ajudam na recuperação. “Os bebês se recuperam mais rápido com o carinho de toda a equipe”, garante.

As crianças são acompanhadas por uma equipe multiprofissional que tem ações como Os bebês prematuros, que nascem antes das 37 semanas de gestação, são pequenos, têm baixo peso e precisam de cuidados especiais para a respiração e alimentação.
hidroterapia, redeterapia, além de celebração das datas comemorativas. Uma vez por semana, os prematuros recebem a visita dos irmãozinhos ou dos avós.

Outro projeto desenvolvido na Santa Casa é a redeterapia na qual os bebês mais estáveis são colocados em redes produzidas para o tamanho deles para que possam ficar melhor posicionados. Há ainda a hidroterapia com fisioterapeuta, técnica que relaxa o bebê porque simula o ambiente dentro do útero. As crianças são atendidas por uma equipe multiprofissional que conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos. Existe um programa de residência multiprofissional no setor.






Postar um comentário

0 Comentários