Atentado em Berlim deixa mortos e feridos

Segunda-feira, 19, conturbada para o mundo. Após a notícia de que o embaixador russo foi morto na Turquia, rapidamente os internautas começaram a repercutir outro fato: alemães começaram a tuitar seus horrores ao serem atacados por um caminhão em pleno mercado de #Natal, em Berlim.
Vários jornais e portais ao redor do #Mundo noticiaram o fato e exibiram vídeos que as testemunhas postaram nas redes sociais: “Atentado no mercado de Natal em Berlim. Não há nenhuma rodovia aqui perto. Eu estou a salvo. Eu estou a salvo”, contou a usuária Emma Rushton, no Twitter.
Ao menos 9 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um caminhão avançar deliberadamente contra a multidão em Breitscheidplatz, em Berlim. Os números oficiais ainda oscilam e não se sabe ao certo quantos estão feridos e para qual hospital foram levados. Estima-se que haja 50 feridos, pelo menos. O local foi evacuado, o resgate chegou rapidamente e muitas pessoas filmaram o momento.
É costume da cidade alemã esses “mercados de Natal”, que recebem muitas pessoas nessa época do ano. São feiras abertas durante a noite, com os mais diversos tipos de produtos e serviços, bebidas e comidas em geral. O de Breitscheidplatz é conhecido por vender mercadorias diversas e por ser o maior entre os mercados de Natal. Há outros por toda Berlim, cada um com sua data de início e fim de temporada, sempre em dezembro. Alguns tem queima de fogos e atrações divertidas.
As primeiras investigações apontam para um possível ataque deliberado, embora a polícia alemã ainda não tenha confirmado mais detalhes ou a motivação do motorista até o momento. Segundo os relatos, o caminhão teria avançado contra a cerca de proteção e se precipitou sobre as pessoas que se encontravam no local. Houve gritaria e desespero.
“Isso foi feito de propósito”, um oficial que testemunhou o acidente disse ao portal Berliner Zeitung, enquanto um repórter do Berliner Morgenpost descreveu a cena como “horrível”. O incidente aconteceu num dos maiores mercados de Berlim, localizado no distrito de Charlottenburg, próximo à Memorial Church, famosa por também receber muitos turistas o ano todo. A polícia conseguiu prender o motorista do caminhão, mas nenhuma informação mais detalhada sobre sua identidade foi revelada ainda.
***** Informações com: Blastingnews

Postar um comentário

0 Comentários