Vereador reeleito é preso por homicídio juntamente com outros dois suspeitos em Itapiúna-Ce

post-feature-image

Um candidato reeleito ao cargo de vereador da cidade de Itapiúna e outros dois homens foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva por homicídio. As capturas ocorreram no início da manhã desta sexta-feira (04), em Itapiúna - Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) - em uma ação realizada em conjunto pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará (PCCE). A ofensiva policial também cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos e quatro armas de fogo foram apreendidas na casa do pai de um deles – preso em flagrante.

O trabalho policial é resultado de investigações desenvolvidas por policiais civis da Delegacia Municipal de Aracoiaba, sobre um homicídio ocorrido no dia 02 de outubro deste ano, em Itapiúna. As diligências desta manhã contaram com a atuação de equipes das delegacias de Aracoiaba, Guaramiranga, Redenção e de policiais militares do Comando de Policiamento do Interior Norte (CPI Norte).

O candidato Francisco Alberto Leite Barros Filho (31), o “Albertin”, que já é vereador de Itapiúna e exerce seu segundo mandato, sendo reeleito nestas últimas eleições, Francisco Wellington de Souza (30) e Diego Emanuel Saraiva Queiroz (25) – todos sem antecedentes criminais – foram presos em cumprimento a mandados de prisão pela morte de Antônio Gésio Prudêncio Alves (23). O homem foi atingido por disparo de arma de fogo na cabeça, quando seguia em um veículo na localidade de Barra Nova, na companhia de outra pessoa, para entregar crachás para pessoas que trabalhariam nas eleições 2016 para um dos candidatos ao cargo de prefeito do município. O crime ocorreu no dia do pleito e, de acordo com os levantamentos policiais, foi motivado por disputa política.

Dando continuidade às diligências, o pai de “Albertin”, identificado como Francisco Alberto Leite Barros (56), foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Em sua residência, os policiais apreenderam quatro espingardas e munições. As casas dos demais capturados também foram alvos de vistorias policiais, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão e, na casa de Wellington, foram apreendidas outras munições. Outro suspeito, que também está com mandado de prisão em aberto pela morte de Antônio Gésio, continua sendo procurado pela Polícia. Na casa dele, que fica na zona rural, munições e 40 litros de combustível foram apreendidos pelos policiais durante a vistoria.

Motivação
De acordo com o delegado Maurício Junior, titular da Delegacia Municipal de Aracoiaba e responsável pelo caso, o homicídio de Antônio Gésio se deu em decorrência da acirrada disputa política na cidade de Itapiúna. “Suspeitos armados intimidavam pessoas que pedissem votos para candidatos opositores a Francisco Alberto Filho”, explica, ressaltando que as investigações indicaram que o candidato tinha ciência das ameaças feitas aos apoiadores de seus adversários. Ainda segundo o delegado, o homem foi morto pelo fato de seus algozes acharem que ele iria pedir votos para outro candidato. A localidade onde o crime ocorreu é moradia de muitos eleitores de “Albertin”, considerada o seu “reduto eleitoral”.

No decorrer das apurações sobre o fato, os agentes de segurança também receberam denúncias anônimas que apontaram “Albertin”, Francisco Wellington, Diego Emanuel e o outro suspeito foragido como sendo autores do crime. Durante os levantamentos, eles foram ouvidos e entraram em contradição em seus depoimentos. Presos hoje (04), o trio e o pai de “Albertin” foram encaminhados para a delegacia de Aracoiaba, onde Wellington e Francisco Alberto (pai) foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e de munição. Para este último, a autoridade policial arbitrou fiança. As investigações sobre o caso continuam e visam a capturado do suspeito foragido. 



Postar um comentário

0 Comentários