ROBERTO CLÁUDIO É REELEITO EM FORTALEZA

Com 95,30% das urnas apuradas, Roberto teve 53,69% e Wagner 46,31%. Veja histórico da campanha e principais propostas para o segundo mandato.
Roberto Cláudio, do PDT, foi reeleito neste domingo (30) prefeito de Fortaleza para o segundo mandato. 

Roberto Cláudio se candidatou a reeleição à Prefeitura de Fortaleza com o deputado federal Moroni Torgan (DEM) como candidato a vice. Roberto Cláudio reuniu o maior número de partidos na coligação “Fortaleza Só Tem a Ganhar”, com 18 siglas no total (PDT - PP - DEM - PEN - PSC - PSDC - PRTB - PTC - PPS - PTN - PPL - PSL - PV - PTB - PSD - PROS - PMB - PCdoB). Ele teve apoio dos Ferreira Gomes, Cid e Ciro.

No segundo turno, os embates e as trocas de acusações entre os candidatos se intensificaram. Entre os pontos mais discutidos estiveram a distribuição de medicamentos nos postos de Fortaleza, a possibilidade de armar a Guarda Municipal, passe livre estudantil, a qualidade da merenda escolar, e a discussão entre Uber e taxistas.

Durante este domingo, Roberto Cláudio acompanhou a apuração em casa e depois seguiu para o comitê da campanha, no Bairro Cocó.

Perfil
Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra nasceu no dia 15 de agosto de 1975, em Fortaleza. É casado e tem duas filhas. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem mestrado e PHD em saúde pública pela Universidade do Arizona (EUA), com foco no planejamento e na avaliação de políticas de saúde pública, especialmente no Programa de Saúde da Família (PSF).

Foi eleito deputado estadual em 2006. Em seu primeiro mandato, foi vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Em 2010, foi reeleito deputado estadual. No ano seguinte, em 2011, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa, para o biênio 2011-2013.

Em 2012, Roberto Cláudio saiu do legislativo para concorrer à Prefeitura de Fortaleza, e foi eleito no segundo turno, em disputa com o petista Elmano de Freitas. Ele venceu como candidato do PSB, mas no ano seguinte, em 2013, mudou para o recém-criado Pros junto com os irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes. Em setembro de 2015, RC se filiou ao PDT.

Propostas
Em seu projeto de governo, Roberto Cláudio explorou como destaque propostas para as áreas da saúde, educação e mobilidade. O candidato do PDT promete concluir a obra do IJF 2, abrir 110 novos leitos com a ampliação do Hospital da Mulher Zilda Arns; criar 346 novos leitos na rede hospitalar de Fortaleza, implantar novo sistema de distribuição de medicamentos e construir mais três policlínicas, criando a Rede de Policlínicas.

Na educação, prevê a construção de mais 20 escolas em tempo integral, mais 40 creches e três novos Cucas. Outros planos incluem construir mais 30 Areninhas, circuito cultural nas praças de Fortaleza, requalificação (reforma e nova iluminação) de mais 200 praças e Criação de programa de manutenção permanente das praças.

Para mobilidade, quer garantir 100% dos ônibus com ar-condicionado e wi-fi gratuito; fazer mais 150 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias; implantar mais 130 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus; implantar mais 120 estações do Bicicletar; implantar mais 12 estações do Bicicleta Compartilhada.

Outras propostas incluem despoluição da orla de Fortaleza, da Barra do Ceará ao Rio Pacoti; entregar mais 13 mil unidades habitacionais e 20 mil novos papéis da casa; colocar iluminação branca ou de LED em 100% das ruas de Fortaleza; ampliação dos programas de geração de emprego e renda, aumentando o valor do valor financiado; criação de novo sistema de vigilância em espaços como creches, escolas, praças e areninhas; drenagem e urbanização para mais 60 comunidades; convocar e treinar mais mil guardas municipais.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários