Autores de atentado em igreja eram militantes do Estado Islâmico, diz presidente francês

Polícia negociou com criminosos antes de matá-los
Polícia negociou com criminosos antes de matá-los Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Os dois homens armados que mataram um padre degolado e feriram outras três pessoas em uma igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na Normandia, no norte da França, na manhã desta terça-feira, eram militantes do grupo terrorista Estado Islâmico, informou o presidente do país, François Hollande. O caso é investigado pelas autoridades locais. As informações são do jornal "The Washington Post".
Em entrevista coletiva, Hollande classificou a morte do padre como um "covarde assassinato (cometido) por dois terroristas que tinham ligações com o Estado Islâmico". Segundo o presidente francês, as forças policiais agiram rapidamente e, assim, puderam salvar os reféns dos criminosos. "A ameaça continua alta", acrescentou o político, lembrando que o país tem sido alvo recente de sucessivos ataques promovidos por militantes do grupo terrorista.
"Não foram só os católicos que foram vítimas, mas todo o povo francês", afirmou Hollande.
Ainda nesta manhã, a agência de notícias "Amaq" confirmou que o Estado Islâmico reivindicou o atentado.
O ataque aconteceu enquanto era celebrada uma missa. Os dois homens armados, que seriam muçulmanos, invadiram a igreja por uma entrada nos fundos e degolaram o padre Jacques Hamel, de 86 anos. O motivo do ataque ainda não foi esclarecido. Mas já está sendo investigado.
Polícia negociou com criminosos antes de matá-los
Polícia negociou com criminosos antes de matá-los Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP
Segundo uma fonte da publicação, uma freira foi responsável por acionar a equipe de resgate que matou os criminosos na igreja. "Uma terceira freira escapou e tocou um alarme. Oficiais antiterrorismo chegaram ao local em minutos", informou a fonte, que não quis se identificar. "O padre foi atacado primeiro e degolado", acrescentou.
O padre Jacques Hamel, de 86 anos, foi degolado
O padre Jacques Hamel, de 86 anos, foi degolado Foto: Reprodução / Twitter / Winder Morales
A Brigada de Investigação e Intervenção (BRI) da polícia local cercou o templo religioso e tentou negociar por cerca de 40 minutos com os criminosos, que ainda não foram identificados, antes de invadir o local e matá-los.
François Hollande, presidente da França, e Bernard Cazeneuve, ministro do Interior, foram até Saint-Etienne-du-Rouvray.
O Vaticano condenou o ataque, que acontece 12 dias após um franco-tunisiano matar 84 pessoas com um caminhão em Nice.


extra.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários