Médico atende sentado em lixeira na UPA de Cabuçu e Secretaria de Saúde afirma que vai demiti-lo

Médico atende sentado numa lixeira, na UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu
Médico atende sentado numa lixeira, na UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu Foto: divulgação /sindicato dos médicos

Sentado sobre uma lixeira, um médico da UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu, atende os pacientes. A imagem, divulgada pelo Sindicato dos Médicos, mostra a situação precária de funcionamento das unidades de pronto-atendimento do governo estadual. Na mesma unidade, profissionais e pacientes são obrigados a usar banheiros sujos.
— Faltam insumos, limpeza e até cadeiras na UPA de Cabuçu. Não é mais possível aceitar essas condições de trabalho. Vamos entrar com uma denúncia no Ministério Público nesta sexta-feira — disse o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze.
Banheiro sujo na UPA de Cabuçu
Banheiro sujo na UPA de Cabuçu Foto: Sindicato dos Médicos 
A Secretaria estadual de Saúde (SES) não respondeu sobre as condições da UPA, mas afirmou que vai identificar o profissional que aparece na imagem “para determinar sua demissão e encaminhar denúncia ao Cremerj, além de cobrar esclarecimentos da administração da unidade, uma vez que a mesma dispõe de cadeiras — em caso de necessidade, a unidade poderia ter solicitado à SES a reposição”.
Quanto aos repasses para a organização social IDR, responsável pela UPA, a SES informou que a OS recebeu repasse parcial neste mês, assim como vem acontecendo com todas as OSs, em função da crise financeira do Estado do Rio.
Banheiro sujo na UPA de Cabuçu
Banheiro sujo na UPA de Cabuçu Foto: Sindicato dos Médicos / divulgação
A Secretaria de Saúde reconheceu a existência de débitos anteriores e afirmou que vem solicitando às OSs que priorizem o pagamento de seus funcionários e a manutenção dos serviços. “Cabe lembrar que a SES não vem recebendo a totalidade dos recursos previstos em seu orçamento, tendo em vista a grave crise financeira do estado. É importante reforçar que todos os recursos disponíveis para a pasta estão sendo destinados, como prioridade, para a manutenção do funcionamento das unidades de saúde”, informou a nota.
Quanto às UPAs da Zona Oeste, como a de Realengo, mostradas nesta terça-feira pelo EXTRA, funcionários informaram que a limpeza e a alimentação foram restabelecidas.
Pia transborda esgoto na UPA de Realengo: apesar de a limpeza ter sido restabelecida nesta terça-feira, o cheiro na unidade continuava insuportável
Pia transborda esgoto na UPA de Realengo: apesar de a limpeza ter sido restabelecida nesta terça-feira, o cheiro na unidade continuava insuportável Foto: Sindicato dos Médicos / Divulgação
Sujeira toma conta de consultório na UPA de Realengo: limpeza foi restabelecida nesta terça-feira
Sujeira toma conta de consultório na UPA de Realengo: limpeza foi restabelecida nesta terça-feira Foto: Sindicato dos Médicos / Divulgação
/extra.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários