Município de Sobral terá cruzada de combate a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

O vice prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares, acompanhado dos gestores da Saúde, Dra. Mônica Lima e Dr. Ivan Mendes Jr, reuniu a imprensa sobralense na sala de reuniões da Ecoa, para esclarecer sobre as ações de combate a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus na esfera do Município.

Segundo relatos do Dr. Neto, coordenador do Centro de Zoonoses, a situação ainda está em situação de controle com números abaixo dos permitidos pela Organização Mundial da Saúde, porém, existem desafios que precisam ser vencidos para evitar que essas doenças possam se alastrar rapidamente e se transformarem na epidemia que infelizmente já se espalhou por muitos municípios cearenses e brasileiros.

“Um caderno de ações multisetoriais já está pronto, e o combate será feito como se estivéssemos em uma ação de guerra”, frisou o vice prefeito, que em 2008 estava a frente da secretária de Saúde de Sobral, quando a cidade viu uma epidemia se desenhar e pelo menos cinco pessoas tiveram suas vidas ceifadas pela Dengue. “Naquela época a providencial intervenção do prefeito Leônidas Cristino, da equipe da Saúde municipal e o envolvimento da população, foram cruciais para que revertêssemos a situação”, disse Hilton. “Agora a ação é preventiva, teoricamente mais fácil, mas não menos árdua, onde a colaboração de todos os sobralenses será vital para o nosso sucesso”, finalizou.


Segunda a Dra. Mônica Lima, na próxima quinta-feira (14), o prefeito Veveu irá reunir a sociedade civil organizada sobralense para uma reunião ampliada no auditório da Prefeitura, as 10h, para apresentar o plano de ação oficial onde todos os sobralenses terão papel fundamental para evitar que Sobral recaia neste problema de saúde pública.

fonte sobral em revista

Postar um comentário

0 Comentários